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Um bom gestor deve se empenhar para ser, também, um bom líder

O que faz um gestor: 5 habilidades essenciais para se tornar um bom gestor de empresas

4 min de leitura

Você já se perguntou quais as habilidades necessárias para se tornar um bom gestor de empresas? Disciplina, pensamento estratégico e resiliência são apenas algumas características que compõem o perfil do profissional.

Desenvolver tais habilidades é essencial para o proprietário de pequenas e médias empresas, uma vez que, na maioria dos casos, o próprio empreendedor se torna o gestor do negócio.

Está precisando de uma ajuda para realizar a gestão empresarial do seu negócio? Então continue lendo para aprender mais sobre o assunto e descobrir se você tem o que é necessário para se tornar um bom gestor.

Qual o papel do gestor?

O gestor é o profissional responsável por uma área ou departamento de uma empresa. Por ocupar um cargo de chefia, suas funções são extensas e compreendem atividades com gestão de pessoas, planejamento estratégico e de projetos, controle de entregas – garantindo que sejam realizadas dentro do prazo -, apresentação de resultados, além da gestão do relacionamento dos integrantes da equipe.

Nessa ótica, podemos perceber que o papel do gestor consiste em realizar funções administrativas. Portanto, emprestar conceitos desta área, como o PODC (Planejar, Organizar, Dirigir e Controlar), pode ser de grande auxílio para um líder.

Confira abaixo algumas habilidades que fazem parte do perfil de um gestor:

Ter uma visão ampla e estratégica de negócios

O gestor é responsável pela estratégia de uma equipe. Ele tem o papel de identificar os pontos positivos e negativos das entregas do time e avaliar como isso afeta a empresa como um todo para, assim, propor melhorias.

Além de pensar o que pode ser aprimorado, o gestor precisa levantar outros questionamentos a fim de descobrir se o processo atual funciona, e se o caminho que estão trilhando levará a empresa ao patamar desejado.

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Um bom gestor sabe que desenvolver pessoas é primordial para o sucesso de uma equipe

Saber se relacionar e desenvolver pessoas

É função do gestor amadurecer a equipe e cada integrante individualmente, tornando-os autônomos e preparados para situações de pressão e conflito. Para tal, é necessário conhecer cada liderado, aproveitar seus pontos fortes e ajudá-lo a desenvolver seus pontos fracos.

Além disso, é papel do gestor incentivar o aprendizado contínuo dos integrantes de uma equipe, afinal, quanto maior o conhecimento do time, melhores serão os resultados para o negócio.

Uma boa opção é investir em cursos in company, além de incentivar o aprendizado, os cursos nivelam os saberes da equipe e aumentam sua produtividade.

Dar bons feedbacks

Desenvolver uma cultura de feedbacks – saber falar e saber ouvir – é essencial para o crescimento da sua empresa e de cada funcionário, individualmente falando.

Manter uma comunicação clara, objetiva e construtiva é uma característica primordial para alguém que lida com pessoas. Afinal, uma empresa é feita de pessoas, por isso, além de dar bons feedbacks, um bom gestor precisa ser flexível e ter a mente aberta para ouvir a opinião de seus liderados.

Desempenhar uma liderança inspiradora

Liderar é apontar uma direção, motivando um grupo a atingir o sucesso. Para se tornar um bom gestor, sem dúvida alguma, é preciso aprender a ser um bom líder e inspirar seus liderados não apenas com palavras, mas com atitudes.

Ocupar um cargo de chefia não exclui o gestor do processo de entregas. Um bom gestor colabora e se mostra disponível a auxiliar, compartilhar conhecimento e inspirar seus funcionários a desempenharem melhor suas atividades.

Saber delegar tarefas

Gerenciar uma equipe demanda tempo, por isso, é indispensável a um bom gestor saber distribuir tarefas, dando os direcionamentos necessários para que cada pessoa desenvolva sua atividade da melhor forma.

Este processo demanda muita atenção e sensibilidade para entender os limites de cada um. Afinal de contas, as tarefas têm um prazo para serem entregues, portanto, é papel do gestor avaliar quais os profissionais indicados para cada função é qual a melhor metodologia para garantir entregas produtivas.

E então, quais dessas habilidades você já tem e quantas ainda precisa desenvolver? Se tornar um bom gestor não é tarefa fácil, demanda desenvolvimento constante de habilidades, mas é recompensador fazer parte da construção de uma empresa e de bons profissionais. Que tal começar agora?

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