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Confira cinco motivos para registrar sua marca!

5 motivos para registrar sua marca

3 min de leitura

Motivos para registrar sua marca não faltam. Afinal, ao fazer isso você protege os interesses de sua empresa e se resguarda de dores de cabeça no futuro.

Porém, muitas vezes listá-los ajuda a ter uma noção mais concreta e palpável de sua real importância. Pensando nisso, reunimos os principais motivos para registrar sua marca!

Motivo 1 – Patrimônio mais importante de sua empresa

Você provavelmente já tem noção disso, mas a marca é a principal ligação entre o negócio e o cliente. Afinal, é a primeira coisa que ele irá associar quando pensar no sua empresa e nos produtos e serviços vendidos nela.

Portanto, ao registrar sua marca, você tem uma forma de identificação e diferenciação bastante característica do que faz e do que vende.

Ao registrar sua marca você a protege juridicamente de cópias.

Motivo 2 – Proteção comercial e jurídica

Apesar dos custos envolvidos, o registro de uma marca é a única maneira de protegê-la legalmente de cópias. Qualquer pessoa física ou jurídica pode requerer o registro de uma marca, que tem a duração inicial de 10 anos, podendo ser prorrogados.

Ao contrário do que é comumente argumentado acerca da Lei de Propriedade Industrial (Lei 9.279/96), o direito exclusivo de uso é reservado para quem tiver registrado a marca primeiro e não para aquela empresa que existe há anos.

Motivo 3 – Uso exclusivo garantido em território nacional e internacional

Após a aprovação pelo Instituto Nacional da Propriedade Industrial (INPI), o proprietário tem o direito de uso exclusivo em todo o território nacional.

Além disso, este direito pode ser estendido para mais 137 países, já que o Brasil é membro da Convenção da União de Paris (CUP) de 1833, primeiro acordo internacional relativo à propriedade intelectual.

Motivo 4 – Possibilidade de abrir uma franquia ou licenciamento

A franquia consiste na concessão de direito de uso de uma marca (franqueadora) a um investidor (franqueado) para que ele possa utilizar em lugares diferentes um formato já bem conhecido e explorado de negócio. Enquanto que o licenciamento funciona como uma alternativa para quem quer ter o nome de uma grande empresa atrelado ao seu negócio, mas busca autonomia.

E somente com uma marca registrada você tem a oportunidade de expandir o seu negócio por meio de uma das duas e lucrar mais com o seu empreendimento!

Motivo 5 – Aumento do valor financeiro de uma empresa

Ao finalizar o processo de registro de marca, ela pode ser contabilizada, vendida, avaliada e utilizada como garantia em operações comerciais. Ou seja, você agrega valor a ela e sua empresa pode ficar conhecida em rankings de brand equity, termo conhecido como valor adicional que se atribui a um produto ou serviço, como o BrandZ, Interbrand etc. Viu como a marca e o registro no INPI são de suma importância para uma empresa, não importa o tamanho? E agora que você já sabe os principais motivos para registrar a sua, que tal dar o primeiro passo e se preparar para os processos?

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