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8 estratégias para tornar sua empresa digital

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A transformação digital impacta todos os aspectos de nossa vida, deixando transportes, serviços e outras partes da sociedade mais ágeis e tecnológicas. Isso inclui também a dinâmica das empresas, sejam elas pequenas, médias ou grandes. A digitalização e outras inovações mudaram nossa forma de vender e comprar – o que significa que a longevidade de muitos negócios depende da adaptação a esse novo universo.

Tornar sua empresa digital não é tão complexo quanto parece, principalmente porque há muitas ferramentas – em geral, gratuitas ou com preço acessível – que podem te ajudar nessa missão. Confira 8 estratégias para colocar essa mudança em prática dentro do seu negócio!

1. Crie um site profissional para sua empresa

É importante investir em um bom site para o seu negócio. Nesse contexto, ele funcionará como um currículo – reunindo informações detalhadas sobre seu produto ou serviço, formas de contato e o endereço de seu ponto de venda, por exemplo. Algumas plataformas permitem que você crie o seu site por conta própria, o que facilita o seu trabalho e deixa seu portal com aparência profissional.

Aproveite o espaço para reunir as opiniões e recomendações de seus consumidores. Segundo um estudo da Nielsen, 92% dos compradores confiam mais na opinião de outros usuários do que em publicidade.

Dica: Lembre-se de personalizar seu site com os elementos da sua marca, mantendo uma aparência organizada e profissional. Priorize também uma estrutura responsiva, que possa ser bem visualizada pelo celular.

2. Perfis nas redes sociais também deixam seu negócio mais digital

Se o site corresponde ao currículo da sua empresa, os perfis nas redes sociais são como seu cartão de visitas. Em geral, são a elas que os consumidores recorrem quando querem saber, rapidamente, um pouco mais sobre sua marca ou negócio.

Os aplicativos de redes como Whatsapp, Facebook e Instagram, por exemplo, são alguns dos mais presentes nos celulares dos brasileiros, segundo a pesquisa da Anatel. Não deixe seu negócio de fora deles: é uma grande oportunidade de expor sua marca para ainda mais pessoas!

3. Tenha um e-mail profissional

A credibilidade é um dos atributos de marca mais valorizados pelos consumidores. No mundo digital, essa confiança pode ser reforçada de forma simples: criando um e-mail profissional, exclusivo para a comunicação da sua empresa. É recomendado que o domínio (@) contenha o nome do seu negócio, de forma que possa ser rapidamente reconhecido pelos seus clientes.

Imagine esta situação: você, dono do salão de beleza Unhas e Cabelos, quer comunicar uma nova promoção aos clientes. Se eles receberem e-mail de uma caixa pessoal – com um domínio como joão@hotmail.com – a estratégia terá menos impacto e credibilidade. A situação poderia ser revertida caso ele fosse enviado por um e-mail profissional, com o nome do seu negócio – como contato@cabeloseunhas.com.br, por exemplo.

4. Use ferramentas de e-mail marketing para se comunicar com os consumidores

Seu e-mail profissional também pode ser aproveitado como ferramenta de marketing! Uma boa ideia para deixar sua empresa mais digital é adotar o e-mail marketing como estratégia de comunicação. Essa é uma ótima forma de informar aos seus principais consumidores sobre ofertas, descontos e até mesmo promoções especiais para certas épocas do ano, como no Natal.

Computador e ícones de produtividade

5. Aproveite as facilidades do Whatsapp e outros aplicativos

Ainda segundo a Anatel, quase 60% dos brasileiros mantém o Whatsapp na página inicial de seus telefones. Esse e outros aplicativos de mensagens conquistaram muitos consumidores – e também podem fazer parte de sua estratégia de comunicação com o cliente. A ideia é utilizá-lo para tornar o atendimento mais prático, rápido e satisfatório – por exemplo, ao marcar visitas técnicas, entregas, tirar dúvidas ou até mesmo resolver eventuais problemas.

6. Se tiver um ponto de venda ou escritório, coloque sua localização no Google Maps

As buscas no Google e em suas ferramentas também são formas de levar os consumidores até a sua empresa. Muitas vezes, as pesquisas podem apontar os estabelecimentos mais próximos a eles – por isso, também vale a pena cadastrar seu endereço no Google Maps. Isso pode ser feito de maneira gratuita e prática: basta acessar o Business Center do Google e preencher o formulário disponível.

7. Crie uma loja virtual

Ferramentas para personalização de sites profissionais permitem, na maioria dos casos, criar também lojas virtuais – tudo de forma prática, intuitiva e gratuita. Essa solução digital é de grande valor para empresas no setor de varejo, especialmente aquelas que não têm um ponto venda físico.

8. Faça parcerias com influenciadores digitais

Como falamos, quase 100% do público confia mais na indicação de outros consumidores do que em publicidade. Uma forma de trazer essas recomendações para sua empresa é investir em parcerias com influenciadores digitais. Eles começaram como usuários comuns, mas conseguiram engajar seus seguidores e, assim, interferir em seu comportamento.

Essa estratégia costuma ser vantajosa por ser versátil. A contratação de microinfluenciadores, que em geral têm entre 10 mil e 100 mil seguidores, tem sido tendência em muitas estratégias de marketing – tanto pelo custo reduzido quanto pelo engajamento. Além disso, eles têm muita relevância com o público, que é bastante segmentado, o que traz uma audiência mais qualificada para o seu negócio. Procure por aqueles que falem sobre sua área de atuação ou que consumam marcas e produtos relacionados a ele.

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