Análise SWOT para empresas: o que é e como fazer a sua
Você já ouviu falar em análise SWOT? Ferramenta tradicional dos planos de negócio, essa matriz também pode ser usada por pequenas e médias empresas com mais tempo no mercado!
Quer saber mais? Preparamos um guia completo para você colocar essa estratégia em prática e dar os próximos passos na sua jornada empreendedora.
Continue lendo!
O que é a análise SWOT?
A análise ou matriz SWOT é uma avaliação aprofundada de pontos fortes do negócio e desafios que ele pode enfrentar.
A sigla é uma abreviação, em inglês, das palavras Forças, Fraquezas, Oportunidades e Ameaças. Por conta disso, ela também é chamada de análise FOFA no Brasil.
Avaliação ajuda a planejar estratégia empresarial
A análise SWOT é uma ferramenta poderosa quando o assunto é planejamento e estratégia. Com ela, você pode enxergar com praticidade e clareza quais são os pontos de atenção para o futuro do seu negócio.
Esse tipo de avaliação pode ser útil, em especial, para quem está desenvolvendo um planejamento estratégico. A análise SWOT é um dos primeiros passos para a elaboração desse documento.
E atenção: é importante que tanto a SWOT quanto o planejamento estratégico sejam revisados com frequência, para que você sempre tenha em mãos as informações mais atuais.

Como fazer a análise SWOT da minha empresa?
Com a matriz SWOT pronta, você terá uma visão clara e prática do cenário atual do seu negócio, bem como do mercado em que você está inserido. Informações valiosas para pequenas e médias empresas, certo?
Para começar a matriz SWOT da empresa, defina seu objetivo. Por exemplo, uma avaliação do cenário para um lançamento específico ou um reposicionamento do negócio no pós-crise.
Depois, é o momento de avaliar recursos, ambiente interno e o seu mercado. Também vale contar com a participação de sua equipe nesse momento!
Passo a passo para criar sua matriz SWOT
Não sabe por onde começar sua análise? Dividimos o processo em algumas etapas para te ajudar!
- Forças
O item Forças diz respeito ao ambiente interno da sua empresa, ou seja, aspectos sobre os quais o empreendedor tem controle. São seus principais diferenciais com relação aos concorrentes. Aqui, podem ser incluídos:
– Recursos humanos;
– Equipamentos;
– Experiência e reputação no mercado;
– Localização.
- Fraquezas
Se de um lado temos as vantagens, as Fraquezas se referem a desvantagens competitivas em relação aos seus principais concorrentes. Isso nos lembra o quão importante é ficar de olho na sua concorrência!
Pense no que pode prejudicar sua empresa:
– Situação financeira;
– Rotatividade de funcionários;
– Custos elevados;
– Dificuldades de logística.
Repare que, assim como as Forças, são aspectos sobre os quais sua empresa pode atuar e melhorar.
- Oportunidades
É o momento de olhar o mercado em que seu negócio se insere. As Oportunidades são fatores externos que favorecem seu serviço ou produto, como por exemplo:
– Mudanças de comportamento do consumidor ;
– Tendências de consumo;
– Grandes eventos e datas comemorativas.
Note que, ao contrário dos itens anteriores, esses não podem ser controlados diretamente pelos empreendedores.
- Ameaças
Já as Ameaças formam um contexto que pode prejudicar o negócio. Por isso, também é importante mantê-las no radar enquanto dono de uma PME. Por exemplo:
– Preços de materiais;
– Alta do dólar;
– Condições climáticas;

Ao final, você pode organizar todos esses dados de forma visual. A visualização em quadrantes é uma das mais tradicionais, mostrando as informações lado a lado.
Da teoria à prática: use a análise SWOT em sua estratégia
Acima de tudo, a matriz SWOT deve ser mais um material para uma atuação estratégica. Consulte-a sempre para ter em mente aspectos importantes – seja da empresa ou do mercado em geral – para tomar as melhores decisões!
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