Como apresentar empresas para investidores e clientes

Como apresentar empresas para investidores e clientes

3 min de leitura

Apresentar empresas para cativar investidores e clientes não é uma tarefa fácil. Afinal, a primeira impressão é a que fica.

Eles, no futuro, podem se tornar parceiros importantes para o crescimento do seu negócio. Para ajudar nessa tarefa, listamos algumas dicas para aproveitar a oportunidade de conquistá-los.

As dicas são da diretora executiva do Centro Martin Trust de Empreendedorismo no Massachussets Insitute of Technology (MIT), Trish Cotter.

Leia e descubra como apresentar empresas!

Modelo pitch é o mais indicado

Uma tendência no mundo dos negócios são as apresentações pitch. Elas são mais curtas, ou seja, rápidas.

Geralmente, o modelo contém no máximo 4 ou 5 slides. Portanto, é o mais indicado para chamar a atenção de investidores e clientes em potencial na hora de apresentar empresas.

“Precisa ser feito de forma que a comunidade de investimentos possa consumi-lo”, lembra Trish.

Apresentações devem ser personalizadas

É importante criar um modelo que possa ser facilmente adaptado ao construir sua apresentação para apresentar empresas.

Isso porque cada investidor tem preferências e preocupações diferentes. O que deve ser considerado para ter um resultado positivo.

Trish Cotter lembra que essa é uma das principais dificuldades dos empreendedores em suas aulas.

“Eles enviam o mesmo pitch para um investidor de impacto, para outro investidor e mandam o mesmo para o consumidor”, diz Trish.

“Sei que leva um tempo extra, mas o ciclo diminui se eles puderem atingir a pessoa certa”, complementa a especialista.

Entrevista com Trish Cotter apresentação de empresas para investidores e clientes
É importante criar um modelo que possa ser facilmente adaptado para apresentar empresas.

Roteiro para apresentar sua empresa

1) História

Primeiro passo para apresentar empresasé fazer um resumo da sua trajetória. Destaque o que levou à criação do seu negócio;

2) Problemas e necessidades

De forma objetiva, mostre as questões que sua empresa se propõe a resolver;

3) Receitas

Um investidor/cliente em potencial precisa saber que terá retorno. Por isso, precisam conhecer seu funcionamento e, mais importante, como você ganha dinheiro.

Caso você já tenha patenteado sua marca, não precisa se preocupar!

4) Concorrência e ameaças

Mostre ao público que você conhece o cenário em que sua empresa está inserida. Portanto, aborde oportunidades, ameaças e seus diferenciais já é o suficiente;

5) Necessidades

Fale sobre seus planos para o futuro ao apresentar empresas e explique porque você precisa do investimento;

6) Material complementar

Caso queira, entregue ao investidor o sumário executivo. Ele deve ser feito como parte do plano de negócios.

Mantenha boas relações com clientes e investidores

Ao se apresentar empresas para um investidor ou cliente em potencial, é importante manter a mentalidade de uma entrevista de emprego.

Ou seja, mostre uma postura apaixonada. E, independente do resultado, cultive boas relações com essas pessoas.

“Essa pessoa com que você compete hoje pode ser sua parceira amanhã”, explica Trish Cotter, da MIT.

A especialista pondera ainda que: “Os estudantes de negócio, em especial, são mais agressivos.”

Para ela, essa não é a postura ideal. “Não é assim que funciona nos negócios, especialmente para crescê-los. Não precisa ser tudo ou nada, precisa ser bom para ambos.”

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