Black Friday 2019: como se preparar para vender mais

Black Friday 2019: como se preparar para vender mais

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A Black Friday faz com que muitos consumidores esperem ansiosamente o mês de novembro. Afinal, a tradição dos descontos dessa época ganhou forças na internet e, hoje, já tem a aderência de lojas, farmácias e até mesmo restaurantes. Assim, seja você dono de uma pequena ou média empresa, é importante se preparar para a procura dos clientes pelos seus descontos.

Entretanto, a Black Friday não se resume apenas às boas ofertas – é uma oportunidade para atrair clientes, crescer e projetar as vendas para o próximo ano. Confira nossas dicas para a temporada de promoções!

Black Friday: como surgiu e quando chegou ao Brasil

A tradição começou nos Estados Unidos, quando consumidores fazem maratonas de compras na sexta após o feriado de Ação de Graças. Apesar de hoje ser uma das datas comerciais mais importantes do ano, a Black Friday ainda é considerada nova por aqui e chegou ao Brasil apenas no ano de 2010.

Não obstante, em sua estreia, a data reuniu uma média de 50 lojas online do varejo nacional, que faturaram cerca de R$ 3 milhões em vendas.

Tanto lá quanto em nosso país, a data é marcada pelos grandes descontos – uma média de 25%, em setores que variam de eletrônicos, viagens, eletrodomésticos a produtos de beleza. Nos EUA, o foco das liquidações são as redes de varejo e, em 2017, as vendas chegaram a somar quase 700 bilhões de dólares.

Black Friday é oportunidade de conquistar e fidelizar clientes

Para pequenas e médias empresas, a Black Friday é uma oportunidade para conquistar novos clientes. Segundo o Google, na última edição do evento, 71% dos consumidores escolheram lojas diferentes das que costumam comprar, enquanto 33% fizeram compras em uma loja que não conheciam antes.

A Black Friday também é o momento para priorizar os clientes que você já tem. Você pode, por exemplo, oferecer descontos exclusivos para seus consumidores – ou, se trabalha com vendas online, disponibilizar um link personalizado com ofertas para alguns dos seus melhores clientes. É importante que os e-mails sejam enviados de um domínio profissional, com o nome do seu negócio, e não do seu e-mail pessoal. Algumas empresas, como a própria TIM, já oferecem esse serviço com um excelente custo-benefício.

As promoções podem se estender por um fim de semana, uma semana inteira ou até mesmo um mês inteiro.

Prepare promoções de Black Friday para um período de tempo maior

Ainda de acordo com o estudo do Google, quase 80% dos consumidores entendem que a Black Friday não está restrita apenas à sexta-feira: as promoções podem se estender por um fim de semana, uma semana inteira ou até mesmo um mês inteiro.

Não é incomum vermos lojas e sites anunciando, além da Black Friday, a Black Week ou o Black Novembro. Por isso, o ideal é preparar promoções para toda a temporada. Variar os setores em promoção de acordo com os dias e descontos progressivos a cada semana são apenas alguns exemplos de estratégias utilizadas.

Combine vendas online e ações no ponto de venda para a data

A Black Friday sempre foi associada ao e-commerce, já que se estabeleceu no digital aqui no Brasil. Mas a tendência é que cada vez mais pontos de vendas físicos também entrem na onda de ofertas. Esse ano será o primeiro em que as intenções de compra em lojas físicas devem se igualar ao comércio online, de acordo com um levantamento do Google em parceria com a consultoria Provokers.

Seu ponto de venda também pode ser incluído na estratégia para a Black Friday como ponto de retirada. O mesmo estudo mostrou que 4 entre 10 consumidores já usaram a opção de buscar suas compras na loja – e a tendência é que esse número cresça na próxima edição.

Compra multicanal crescerá durante a Black Friday

O principal motivo desse aumento é a compra multicanal, online e offline, que deve representar 25% do público total – uma mudança enorme em relação a 2018, quando esse número era de 7%. Segundo a pesquisa, 2 em cada 3 brasileiros pesquisam online antes de comprar na loja física.

Ou seja, é importante que você se prepare para integrar os ambientes digital e físico do seu negócio. Não se esqueça de verificar o estoque, foque no treinamento dos seus vendedores e garante que seu site tenha uma interface de fácil navegação em que o usuário encontre o que procura, por exemplo. Afinal, o objetivo é criar uma experiência única para seu cliente.

Bom atendimento deve ser priorizado na Black Friday

A chegada do fim do ano representa também um aumento nas vendas, o que também vale para a Black Friday. Assim como ocorre na preparação para o Natal, caso você tenha uma equipe, é importante treiná-la para lidar com esse pico de vendas. Por isso, se achar necessário, também vale contratar mais funcionários para reforçar o time e garantir a qualidade no atendimento ao cliente.

Ofereça descontos e vantagens reais para seus consumidores

Há alguns anos, o termo “Black Fraude” se popularizou por conta das muitas denúncias por propaganda enganosa recebidas pelos PROCONs de cada região. A brincadeira aponta para um problema ainda mais grave, que pode afetar consideravelmente a reputação e a saúde financeira de uma empresa. De acordo com o Código de Defesa do Consumidor (Lei 8.078/1990), as penas podem variar entre detenções e multas.

Além disso, os respondentes da pesquisa do Google também elegeram a confiança e a reputação como os atributos mais importantes na hora da compra.

Por isso, para ter bons resultados nesta Black Friday, é preciso se preparar. É essencial oferecer descontos e vantagens reais para seus consumidores e agregar maior valor à compra. Dessa forma, você consegue usufruir da data para fortalecer esse relacionamento.

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