fbpx
Entender a diferença entre branding e buyer persona faz toda a diferença para a comunicação do seu negócio

Brand e buyer persona: diferenças e como aplicá-las em seu negócio

4 min de leitura

Você sabe a diferença entre brand e buyer persona? Se ainda não sabe, é hora de começar a se familiarizar com os termos para potencializar a comunicação da sua empresa.

Persona é uma representação fictícia do cliente ideal e conhecê-la é de extrema importância para saber como se portar como marca e, principalmente, para entender com quem você está falando.

Identificar personas é um passo fundamental para pensar em uma estratégia certeira e atrair mais clientes. Leia o artigo até o final para saber mais!

Qual a importância das personas?

Pensar o conteúdo do seu negócio tendo em mente uma persona é o passo principal para iniciar ou incrementar sua estratégia de Inbound Marketing. No entanto, poucas pessoas sabem que existe uma grande diferença entre os tipos de persona. Enquanto brand persona refere-se à marca, a buyer persona refere-se ao público. Entender esses dois aspectos é o que irá garantir um bom relacionamento entre sua marca e o seu público.

Coloque no papel as características da sua marca e do público que deseja atingir
Coloque no papel as características da sua marca e do público que deseja atingir

O que é brand persona?

Como dito anteriormente, brand persona é a cara do seu negócio. Qual é o seu tom de voz? A sua abordagem? Como sua empresa se expressa?

Este conceito sempre foi um dos pontos centrais da construção de uma marca, e com o advento das redes sociais, nunca foi tão necessário para o sucesso de uma empresa ter um branding bem estruturado.

A brand persona tem a ver com identificação. Além de recursos visuais marcantes, ter um posicionamento claro nos meios de comunicação, interagir com os clientes, agir de acordo com a missão, a visão e os valores pré-estabelecidos são características de uma estratégia coesa de branding.

Portanto, ao criar ou reposicionar a comunicação do seu negócio, não pense duas vezes. Crie uma brand persona e dê um rosto para a sua empresa. Coloque no papel características sobre como sua marca se mostra, como ela contribui com a sociedade, de que forma ela impacta a vida dos clientes, o que ela fala e como ela fala com o público. Lembre-se, sua marca tem uma voz. Definir uma brand persona permitirá uma comunicação de forma única.

E buyer persona, o que é?

Enquanto a brand persona fala sobre quem sua empresa é, a buyer persona foca em quem sua empresa deseja atrair. Isso mesmo! A buyer persona consiste em criar um personagem semifictício que descreva exatamente o público que você deseja alcançar com o seu negócio.

Mas ao contrário do público-alvo, que é um conceito muito amplo e tem como base um grupo de pessoas com características comuns, como faixa etária e gênero; buyer persona visa humanizar o processo, atrelando ao personagem atributos bem específicos que vão além dos dados demográficos e socioeconômicos.

Para construir uma buyer persona, é preciso pensar em características como profissão, dados familiares, dificuldades do dia a dia, anseios, interesses, gostos pessoais, hábitos e necessidades. Com essas informações detalhadas, fica muito mais fácil criar uma comunicação com o tom de voz correto e apresentando o estilo de vida que atraia o público esperado.

Resumindo, a buyer persona tem como foco conhecer a fundo as necessidades do cliente, para então desenvolver uma comunicação que coloque o seu negócio e os produtos e serviços que você oferece como a solução mais assertiva.

Essa estratégia – quando bem executada e aplicada em consonância em seus meios de comunicação – garante uma relação mais estreita com os clientes antigos e te ajuda a atrair novos.

Entendeu a diferença entre brand e buyer persona? Então chegou a hora de aplicar o que você aprendeu produzindo conteúdo de qualidade para o seu público. Comece a implementar a estratégia em suas redes sociais ou crie um site com o auxílio das soluções do Presença Digital. Nele, além do criador de sites e loja virtual, você tem acesso a até 2.000 disparos de e-mail marketing para capturar e nutrir leads, potencializando assim a comunicação com seus clientes.

Esse artigo foi útil?

Seja o primeiro a votar neste artigo

Gostou? Compartilhe!

Pode ser que você goste...

Como retornar à normalidade contratual pós-pandemia?

3 min de leitura No período da pandemia, ao considerar o quadro de grande perda econômica causado pelo novo coronavírus e com o objetivo de preservar os empregos e empresas, o governo editou as Medidas Provisórias 927/2020 e 936/2020, criando o Programa Emergencial de Manutenção do Emprego e Renda. Com a possibilidade de retomada à […]

 - 3 min de leitura

Como retornar à normalidade contratual pós-pandemia?

Cadastre-se em nossa newsletter
para receber conteúdo exclusivo.

Cadastro realizado com sucesso!

Você começará a receber as newsletter mensais da Parceira de Negócios em sua caixa de entrada.

Coleta de cookies

Em acordo com a Lei Geral de Proteção de Dados, informamos aos nossos leitores que o Blog Parceira de Negócios coleta cookies. As informações são utilizadas para melhorar a experiência de navegação e tornar nossso conteúdo cada vez mais útil e assertivo. Ler declaração de cookies

Ler declaração de cookies