Como fortalecer sua presença digital e manter contato com consumidores no distanciamento social
Você também tem se perguntado diariamente como manter contato com seu público durante o isolamento? Se no mundo real a sua loja precisa estar em um ponto movimentado para atrair mais clientes, no virtual não seria diferente.
Empreender em meio ao distanciamento social significa estar onde seu público está: em casa, ou melhor, nas redes sociais. Fortalecer a presença digital do seu negócio neste momento é a melhor solução para promover a sua empresa e reduzir os impactos da COVID-19 nas suas vendas. Confira algumas dicas para tornar sua empresa cada vez mais digital!
Mudanças no comportamento de compra durante a pandemia
Devido ao comércio fechado, as vendas virtuais vêm crescendo de maneira exponencial durante a pandemia. Um estudo realizado pela SBVC mostra que 61% dos clientes que realizaram compras online no início da quarentena aumentaram o volume de compras ao longo do tempo devido ao isolamento social.
O mesmo estudo aponta que cerca de 70% dos entrevistados pretendem continuar comprando online, mesmo com o fim do distanciamento social. Isso mostra que as empresas que conseguirem se relacionar bem com o consumidor durante este período terão uma grande vantagem competitiva no pós-crise.
Este aumento na demanda pelas compras virtuais é uma grande oportunidade para iniciar ou fortalecer a sua presença digital e manter contato com seus clientes, mesmo à distância.
Entenda o comportamento do seu cliente nas mídias digitais
Segundo dados do The Rainmaker Institute de uma pesquisa feita em 2019, o Instagram possui cerca de 600 milhões de usuários ativos que interagem na plataforma diariamente. Desses usuários, cerca de 60% afirmam utilizar a rede para conhecer novos produtos e marcas.
Esses dados mostram o grande potencial das mídias como ponto de contato para o seu negócio. Tudo o que você precisa é capturar a atenção de quem está do outro lado da tela. Para isso, invista em fotos e vídeos atraentes, produza conteúdo relevante e legendas que despertem a curiosidade do seu cliente.

Aproveite todos os recursos disponíveis
O algoritmo das redes sociais funciona de forma inteligente. Isso significa que ele tende a evidenciar os usuários que utilizam suas ferramentas de forma correta. Aqui vão algumas dicas para fortalecer a sua presença digital da forma certa:
- Transforme seu perfil em conta comercial: visando aumentar as oportunidades de negócio, a maioria das redes sociais já disponibiliza a conta comercial com recursos exclusivos para quem empreende, inclusive relatórios detalhados que podem ajudar, e muito, na sua estratégia de marketing.
- Capriche nas hashtags: quem não é visto não é lembrado, já dizia o ditado. Aproveite as hashtags que estão em alta no seu nicho para ser encontrado facilmente por seus clientes.
- Crie um catálogo de produtos: o Facebook, o Instagram, e até mesmo o Whatsapp, já contam com a funcionalidade de catálogo de produtos. Nela você pode cadastrar imagens e valores do que oferece como numa vitrine, facilitando o processo de compra do seu consumidor.
- Faça anúncios segmentados: a maioria das redes já oferece a oportunidade de patrocinar conteúdos por um valor acessível. Faça anúncios segmentados para a sua região e interesse do seu público, a fim de gerar reconhecimento de marca e alcançar novos clientes próximos a você.
- Interaja com seus clientes: divulgação é bom, mas não é tudo. Não responder um cliente que te manda uma mensagem é o mesmo que não atendê-lo quando entra em sua loja. Aproveite a pessoalidade das redes sociais para dar atenção a cada cliente e fazer com que ele se sinta especial.
- Realize lives e webinars: não deixe a vergonha de se expor impedir o crescimento da sua marca. Faça lives e webinars para mostrar o seu produto, criar laços e sanar as eventuais dúvidas que seu cliente possa ter.
Profissionalize suas vendas digitais criando um site ou loja virtual
Apesar de serem eficazes para manter uma relação estreita com o público, as mídias sociais estão suscetíveis a constantes mudanças no algoritmo, que podem restringir seu alcance. Nesse caso, além de estar presente nas redes, ter um site próprio é a melhor alternativa para manter um contato direto e completo com a sua audiência, apesar das eventualidades.
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