Entender a jornada do consumidor ajudará seu negócio a crescer cada vez mais

Como a jornada do consumidor ajuda empresas a vender mais

5 min de leitura

A decisão de compra não é aleatória: ela pode ser explicada pela jornada do consumidor. Ela, basicamente, analisa em etapas o caminho que um potencial cliente segue até o momento da compra.

Um relatório da Hubspot The Ultimate List of Marketing Statistics for 2018, embasa o conceito. Ele mostra que 81% do público realiza pesquisas na internet antes de adquirir um produto/ serviço.

Por isso, explicaremos a seguir como a jornada do consumidor funciona e porque ela é essencial para potencializar suas vendas.

Por que a jornada do consumidor é tão importante?

Potencial de consumo dos representantes da Geração Z entre 18 e 24 anos de acordo com a classe social. Gráfico adaptado da pesquisa feita pelo Think With Google
A Geração Z representa uma nova potência entre os consumidores (Adaptação da pesquisa Think With Google)

Embora não seja nova, a jornada do consumidor é uma tendência que ganha ainda mais espaço e relevância. Principalmente com  a chamada Geração Z – jovens de até 24 anos.

Eles são novos consumidores em potencial. Contudo, se relacionam de forma diferente com as marcas, valorizando a autenticidade, comunidade e o diálogo.

De acordo com uma pesquisa feita pelo Think With Google, este perfil de consumidores corresponde a cerca de 30% da população. Eles têm vontades e necessidades distintos da geração anterior, a millennial.

Potencialize suas vendas

Até o momento em que o cliente efetivamente realiza a compra, existe um longo caminho. Ele começa bem antes dele acessar o seu site, entrar no perfil das redes sociais da sua empresa ou até mesmo ir à loja.

Isto é conhecido como a jornada do consumidor. Dessa forma, entender o seu público é primordial para você orientá-los a fim de que eles se tornem compradores.

E por que é tão importante entender o processo? A resposta é que a abordagem da publicidade tradicional, em que as marcas abordavam as pessoas quando elas menos esperavam e não demonstravam nenhum interesse pelo produto ou serviço, está ficando para trás.

Agora, existe um intercâmbio de informações com o mundo virtual que contribuem para aumentar as vendas e as tomadas de decisão.

O desafio, portanto, é converter esse interesse inicial em uma fidelização à marca, por meio da construção de um relacionamento sólido e duradouro com tantos perfis de consumidores existentes.

Principais etapas do processo

Aprendizado e descoberta

O processo começa com a descoberta de um problema ou desejo do consumidor. Por exemplo, alguém pesquisou sobre um celular, uma roupa ou um computador novo em seu site.

Nestes casos, você deve ficar atento que o cliente deseja realizar uma compra. Ou seja, essa é uma oportunidade para criar abertura e diálogo com ele.  

No entanto, você ainda não tem ideia de qual modelo ou loja poderia ser melhor para o cliente. Isto é, o estágio sugere a utilização de conteúdos apropriados e estratégias para o Instagram e de Marketing Mobile para se destacar e atrai-lo.

Afinal, o consumidor está mais interessado em reunir informações e dados sobre o produto. E por isso, você deve se concentrar em educar os interessados para que eles possam comprar de você mais tarde.

Reconhecimento do Problema

Esses conteúdos e informações reforçam o problema do consumidor e eles passam a sentir a necessidade de realizar a compra. Cerca de 72% dos compradores fazem busca pelo Google antes de efetuar uma compra segundo dados da Pardot.

Por isso, conteúdos com termos mais gerais, seja nas redes sociais ou no site da empresa, são ótimas opções para chamar a atenção, como por exemplo:

  • Quais os melhores celulares em 2020?
  • Melhor custo benefício de um smartphone atual
  • Cinco maneiras de escolher seu smartphone.

Nessa etapa da jornada consumidor, o intuito é criar uma relação de confiança. Em outras palavras, conscientizar o comprador sobre o seu produto ou serviço para que ele entenda que a sua empresa pode ajudá-lo. O potencial de conversão e oportunidades de venda aumenta com o fornecimento de materiais que atendam às necessidades e dores, chegando a 20%.

Consideração da Solução

Passada a etapa de pesquisa, é necessário estimular o consumidor a seguir para a próxima parte da jornada. Muitos negócios adotam um senso de urgência e escassez com promoções e ofertas especiais.

Continue com a produção de conteúdos relevantes e alinhe as expectativas do seu público com o que o seu produto/ serviço pode fazer por ele.

Desta vez, aprofunde as informações. Foque em estratégias para tornar sua companhia mais digital, invista em Marketing para a internet e veja suas vendas aumentarem!

Decisão de Compra

Nesta etapa da jornada do consumidor, você mostra os diferenciais do seu produto/ serviço. A partir daí, convence o comprador de que a sua empresa é a melhor opção para as necessidades dele.

Dê motivos que justifiquem a compra, como o seu serviço/ produto funciona, custo-benefício e como o seu negócio o ajudará a resolver o problema dele.

Após estes processos, há possibilidades de que ele se torne um consumidor fiel, podendo até mesmo indica-lo para amigos, familiares e afins.

Compreender esta jornada é uma forma de obter uma vantagem competitiva no mercado que se reflete em um maior faturamento, vendas e rentabilidade para você e sua empresa!

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