Pessoas em estoque com caixas e tablets

Como aproveitar o Cyber Monday para vender mais

4 min de leitura

Quer potencializar suas vendas e melhorar seus resultados de fim de ano? Uma boa solução para pequenas e médias empresas é apostar na Cyber Monday.

A data comercial que acontece na primeira segunda-feira de dezembro, logo após a famosa Black Friday. Ela ganha cada vez mais importância no mercado brasileiro e já se consolidou nos Estados Unidos, onde foi criada.

Em 2018, as vendas da Cyber Monday bateram o recorde histórico de faturamento: foram gastos U$7,9 bilhões, segundo dados da Adobe Analytics.

Portanto, veja dicas para seu negócio aproveitar o melhor desse período – especialmente se trabalha com e-commerce e vendas online!

O que é a Cyber Monday?

A segunda-feira posterior à Black Friday é dedicada às promoções de compras pela internet.

Inicialmente, a Cyber Monday trazia promoções exclusivas no setor de eletrônicos e tecnologia em geral – por isso, acabou ganhando o nome de “segunda-feira cibernética”.

No entanto, além dos smartphones e laptops, as promoções se expandiram também para outras categorias, funcionando hoje como uma queima de estoque da Black Friday – especialmente em lojas digitais.

E-commerce é o foco da Cyber Monday

Realizada pela primeira vez no Brasil em 2012, a Cyber Monday teve a aderência de diversos sites de vendas. Já no ano de estreia, os descontos chegaram até 80% nos produtos.

O “boom” das vendas nessa data despertou o interesse de outras empresas que, logo no próximo ano, também aderiram aos descontos diferenciados, gerando ainda mais benefícios para os clientes que buscam preços em conta.

Para esse ano, as expectativas do mercado são grandes. Em e-commerces, por exemplo, ambas as datas comerciais já representam de 10 a 30% da receita anual.

Por isso, estudar os preços para atrair a atenção dos clientes, assim como analisar seus principais concorrentes, é fundamental como estratégia para essa época do ano!

Prepare a estrutura de seu site para as vendas dessa data

Como o foco da Cyber Monday são as vendas online, é preciso garantir que seu site seja responsivo, ou seja, que se adapte para visualização em dispositivos de diferentes tamanhos, como celulares e tablets.

Atualmente, 85% dos usuários que têm um smartphone já realizaram compras na internet por esse meio.

Certifique-se também que o seu site terá capacidade para aguentar o aumento de tráfego que pode ter nessa época do ano. Assim, onde estiver e logo quando vir o anúncio, o cliente pode adquirir o que deseja.

Dicas para vender

Crie promoções que de fato vão gerar interesse no seu cliente. Aposte não apenas na Cyber Monday, mas prolongue as promoções para a semana inteira – ação conhecida como Cyber Week.

Uma prática comum é potencializar as ofertas já feitas na Black Friday, deixando-as mais agressivas: oferecer as mesmas promoções e um adicional, como mais 10% de desconto ou frete grátis, por exemplo.

Planeje a comunicação das ofertas

A forma de divulgação merece uma atenção especial, visto que ela pode aumentar relativamente as suas vendas.

Durante a data, anunciar seus principais produtos com descontos, impulsionar posts através das redes sociais, enviar e-mail marketing com ofertas para a sua base e manter o engajamento com os usuários são ações fundamentais.

Por isso, é importante se planejar! Todos os seus canais de comunicação devem estar sincronizados nesse momento, com ações voltadas para a data.

Você também pode planejar ofertas específicas para cada plataforma, segmentando os produtos de acordo com seu público.

Outra possibilidade para se comunicar com seu público e anunciar suas promoções é por meio do WhatsApp. No Brasil, a plataforma está na tela principal de 59% das pessoas que tem um smartphone.

Dessa maneira, chegar ao cliente por meio dessa comunicação é uma forma bem assertiva de se divulgar.

A opção de lista de transmissão com uma campanha de venda, por exemplo, é um alerta para seus consumidores deixarem a Cyber Monday anotada na agenda.

Cyber Monday é uma data para ser aproveitada, pois tem grandes chances de superar as expectativas quando o assunto é resultado. Planeje seus descontos, anuncie seus produtos para novos consumidores e divulgue as ofertas também para seus clientes!

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