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E-mail marketing: saiba o que é, como fazer e outras boas práticas desta estratégia

E-mail marketing: saiba o que é e como fazer

5 min de leitura

Quem acredita que o e-mail marketing é coisa do passado está muito enganado. Quando feito de forma estratégica, ele pode ajudar a conquistar clientes.

Além disso, pode ainda aumentar vendas e estabelecer comunicação direta com os consumidores.

Quer saber mais? Preparamos um guia completo sobre o tema!

Afinal, o que é e-mail marketing?

De acordo com um estudo feito pela União Internacional de Telecomunicações (UIT), agência das Nações Unidas, cerca de 51% da população mundial ainda confere seus e-mails regularmente.

Ou seja, a expectativa é que esse número chegue a 4 bilhões de pessoas em 2020. Esse cenário vem sendo construído desde os anos 90, quando surgiram os primeiros usuários.

Desde então, marcas e empresas veem a ferramenta como uma oportunidade de se comunicar.

E-mails com descontos, confirmações de compra ou informações sobre brindes.  Todos eles podem ser categorizados como e-mail marketing.

Esta ação, portanto, consiste no disparo deste tipo de mensagem para falar e engajar com seus clientes. O que, consequentemente, é refletido em mais vendas.

E-mails com descontos, confirmações de compra ou informações sobre brindes… Todos eles podem ser categorizados como e-mail marketing. Esta estratégia, portanto, consiste no disparo deste tipo de mensagem para falar e engajar com seus clientes – o que, consequentemente, é refletido em mais vendas.

Suas vantagens

1 – Rapidez:  ele é enviado e recebido quase instantaneamente, sendo, portanto, um benefício competitivo na era da informação;

2 – Segmentação: é possível enviar um conteúdo diferente para cada grupo específico de consumidores, aumentando a chance de sucesso da mensagem;

3 – Métricas para análise: ferramentas para e-mail marketing reúnem informações sobre acessos, cliques, etc;

4 – Baixo custo: muitas vezes, os disparos podem ser feitos de graça ou por preços reduzidos;

Dicas de ferramentas

Antes de escrever o conteúdo do e-mail em si, é preciso tomar alguns cuidados – são eles que fazem a diferença no resultado e garantem que a mensagem que você quer passar seja realmente efetiva.

Fique atento aos próximos pontos!

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O e-mail marketing pode ajudar a conquistar clientes, aumentar vendas e estabelecer comunicação direta com os consumidores.

Defina uma estratégia para se comunicar por e-mail

Para garantir o sucesso do e-mail marketing, pense, primeiro, no que está por trás desta estratégia. Quais são os motivos para enviá-lo?

Por exemplo: você quer comunicar uma oferta recorrente, anunciar novidades, coletar cadastros ou então enviar descontos especiais para o aniversário de um cliente?

Com um objetivo claro, fica mais fácil construir o texto que será enviado, além de estabelecer a frequência ideal para os disparos.

Isto ajuda a chamar a atenção da forma correta, já que sua comunicação não corre riscos de ser confundida com spams.

Tenha um domínio profissional para enviar os e-mails

Para dar mais credibilidade ao e-mail, é importante que você o envie de um domínio profissional e não de sua conta pessoal.

É um passo simples, mas que ajuda o consumidor a identificar de que se trata de uma empresa séria e que, ao comprar ou contratá-la, ele não corre risco de fraudes.

Cuidados que você deve ter

Um bom texto é outro diferencial para um e-mail marketing de sucesso. Como se trata de um meio digital, é ideal que ele seja curto, mas assertivo.

Para começar, podemos pensá-lo em partes:

Assunto ou título

Este é o primeiro ponto de contato com consumidor – por isso, é preciso que ele seja pequeno (em torno de 50 caracteres), mas chamativo.

Algumas estratégias incluem fazer perguntas, mostrar ofertas e outras possibilidades que dialoguem com as necessidades do cliente. Desta forma, as chances de seu e-mail ser aberto aumentam!

Dica: ressalte que as promoções ou ofertas são limitadas logo no assunto para chamar ainda mais atenção!

Corpo do e-mail ou texto

Agora que conquistamos a atenção do leitor, o conteúdo deve ser objetivo e claro para mantê-lo interessado. Dê preferência a palavras curtas e simples para destacar seus produtos ou serviços.

Chamada para ação

Este é o momento de concretizar suas vendas! Ao final do e-mail, convide seu consumidor para se cadastrar como cliente fidelidade, visitar seu site, loja virtual (caso tenha um e-commerce) ou até mesmo para conhecer seu ponto de vendas físico.

Layout

Uma boa apresentação também ajuda a chamar atenção de quem recebe o e-mail marketing! Por isso, preocupe-se em incluir imagens, fontes e cores que dialoguem com o perfil do seu negócio.

E não se preocupe: muitas das ferramentas criadas para o disparo de e-mails também permitem personaliza-los de forma prática e intuitiva.

Ferramentas para criar e enviar e-mail marketing

Se você está pensando em investir nesta estratégia, saiba que várias ferramentas – gratuitas ou a preços especiais para empresas – estão disponíveis no mercado.

Uma delas, por exemplo, é o Presença Digital by UOL, que também permite personalizar e realizar os disparos do e-mail marketing.

É preciso tomar cuidados com a LGPD

O e-mail marketing também lida com dados pessoais. Afinal, é necessário criar uma base de contatos a partir de um cadastro de clientes.

Por isso, fique atento também à proteção destas informações! Clique aqui e descubra mais!

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