Mulheres com caixas em uma loja
 

Empreendedor de sucesso: 8 dicas para abrir um negócio

6 min de leitura

A jornada para se tornar um empreendedor de sucesso está cheia de desafios – como a burocracia, a concorrência ou a divulgação – mas o resultado pode ser gratificante.

Você está pensando em abrir sua própria empresa em breve? Preparamos um guia com dicas para te ajudar em todas as etapas dessa missão, do desenvolvimento da sua ideia ao registro do novo negócio. Confira o passo a passo para começar a empreender e ser bem-sucedido!

Aproveite as oportunidades do mercado

Pense no seu dia a dia: você ou algum conhecido sentem falta de um tipo de produto ou serviço? Um bom caminho para se tornar um empreendedor de sucesso é aproveitar oportunidades – isto é, as lacunas – que você percebe no mercado.

A partir dessa necessidade, você pode começar a desenvolver sua ideia. Pode parecer complicado no início, mas não desista: muitos dos grandes empreendedores que conhecemos hoje também começaram dessa forma! Foi assim com Larissa Souza dos Santos, criadora da Snack Saudável. À revista Pequenas Empresas, Grandes Negócios, ela conta que começou a empreender para trazer opções de lanches e merendas saudáveis para suas filhas levarem para a escola.

Pesquise quem são seus concorrentes

Para garantir o sucesso da sua empresa, você precisa conhecer a fundo o seu mercado. Comece pesquisando possíveis concorrentes: os diretos, aqueles que têm negócios que disputam diretamente com o seu e os indiretos, que oferecem produtos ou serviços semelhantes. No caso de um salão de beleza, seus concorrentes diretos seriam outros estabelecimentos na sua região. Já os indiretos poderiam ser lojas de cosméticos ou cabeleireiros que trabalham a domicílio.

Depois, é importante mapear quais são suas vantagens sobre eles: a qualidade, matéria-prima, ou o tempo de entrega. É importante deixa-las claras para seus futuros clientes, que as verão como diferenciais da sua empresa.

Mulher atendendo a um casal com um computador

Conheça quem é o cliente do seu negócio

Outro passo importante para se tornar um empreendedor de sucesso é conhecer seu consumidor. Quem é o seu público-alvo? Seriam pessoas físicas ou empresas, conhecidas como pessoas jurídicas? Entender o perfil do seu cliente – qual a sua região e faixa etária, por exemplo – também vão ajudar a planejar sua comunicação e até mesmo criar uma estratégia de vendas mais assertiva.

Depois de fazer essa análise, é importante também ouvir seus clientes com frequência. Fique atento aos comentários – sejam boca a boca ou pelas redes sociais – e identifique que melhorias você pode fazer a partir disso. Priorizar uma boa experiência para o usuário tem reflexos no crescimento do seu negócio!

Crie um plano de negócios para sua empresa

Agora que você já conhece seus consumidores e concorrentes, é hora de definir como sua empresa irá funcionar. Para isso, é ideal que você crie um plano de negócios, que reúne as informações mais importantes da sua empresa. O documento irá te ajudar a se planejar e gerir suas atividades, garantindo um empreendimento duradouro e de sucesso.

Além de incluir as partes sobre mercado e consumidores, que você já definiu, é preciso planejar as etapas de operação e financeiro – custos que você terá, os equipamentos necessários para a produção e taxas para registro da empresa, por exemplo.

O SEBRAE também preparou um guia completo para você preparar seu próprio plano de negócios. Confira!

Lembre-se de registrar sua nova empresa

Para legalizar as atividades da sua nova empresa, é necessário registrá-las na Junta Comercial da sua região. Antes disso, também é preciso escolher a modalidade do seu negócio (que pode ser MEI ou uma empresa de pequeno porte, por exemplo) – já que isso influenciará o recolhimento dos seus impostos e a burocracia para a abertura.

Lembre-se de também verificar se o nome escolhido para seu empreendimento está disponível – já que não é permitido que duas empresas tenham a mesma razão social. As consultas podem ser feitas na própria Junta Comercial ou no banco de marcas do Instituto Nacional da Propriedade Industrial.

Divulgue seu negócio

Agora que seu negócio está pronto para começar, é hora de divulga-lo. Fale sobre sua empresa para sua família, amigos e outros conhecidos. Você também deve pedir a eles que testem seus produtos ou serviços para que deem opiniões. Isso estimula a propaganda e melhora sua performance cada vez mais.

Investir em redes sociais também é de grande ajuda nesse momento, já que alcançam outros clientes em potencial. Além disso, criar um site para o seu negócio é fundamental para dar credibilidade e alavancar suas vendas. Hoje, algumas empresas oferecem soluções fáceis onde você mesmo pode criar páginas com aparência profissional, tudo com um excelente custo-benefício.

É o caso do Presença Digital by UOL. Nele, oferecemos diversas soluções para levar sua empresa onde todo o mundo está, na internet. São centenas de layouts de sites e lojas virtuais prontos para você editar de acordo o perfil do seu negócio, deixando a página com aparência sofisticada, galerias de fotos e vídeos para deixá-lo com aparência profissional de forma simples e intuitiva.

Continue estudando sobre sua área

Um dos diferenciais dos empreendedores de sucesso é o fato de que eles buscam se manter atualizados – especialmente depois que o negócio já está aberto. Procure cursos (online ou presenciais) para se especializar, leia artigos sobre sua área de atuação e converse com outros empresários do seu ramo. Essa troca é importante para acompanhar as tendências do mercado! O site do SEBRAE, por exemplo, oferece muitos cursos gratuitos para se atualizar.

Mesmo que pareça difícil no começo, persista

Empreender não é uma tarefa fácil – afinal, são muitos os desafios de enfrentar o mercado e gerir seu próprio negócio. Não desanime: dificuldades acontecem em todo o tipo de empresa, as bem-sucedidas são aquelas que trabalharam para superá-las.

A persistência é chave para ser um empreendedor de sucesso, como mostra a história de Alex Serodio, fundador do e-commerce de cosméticos Beleza na Web. Em entrevista para o SEBRAE, ele conta que o negócio trouxe prejuízos no primeiro ano, mas que trabalhou para reergue-lo. O sucesso veio em 2013, quando precisou contratar uma equipe maior para dar conta das vendas. “Quando a gente perde o sonho, a gente anda de lado”, disse. “Quando ele é resgatado, a gente cresce.”

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