Empreender no Brasil: o que você precisa saber para começar
Está pensando em empreender no Brasil, mas não sabe por onde começar? Abrir uma empresa não é uma tarefa fácil e para garantir um negócio duradouro, é importante entender também o mercado em que você irá se inserir.
Apesar das dificuldades econômicas enfrentadas pelo país, existem muitas oportunidades para os empreendedores brasileiros.
Confira um panorama desse cenário e algumas dicas para embarcar nessa jornada!
Entenda qual é o cenário para empreender no Brasil
Uma pesquisa da consultoria McKinsey apontou que o Brasil é um país de empreendedores. Ela aponta que quase 40% dos brasileiros economicamente ativos são donos de um negócio próprio.
Muitos deles vieram do chamado empreendedorismo de necessidade – ou seja, abriram uma empresa por conta da falta de oportunidades de emprego ou para sair da informalidade.
Além da grande quantidade de negócios, também há quem queira investir em novas empreitadas. A mesma pesquisa da McKinsey aponta que cerca de 3,85 bilhões de reais foram investidos nesse mercado no ano passado.
Empreender no Brasil é, portanto, bastante animador e há muito espaço para sua empresa crescer nos próximos anos.
É importante lembrar que micro, pequenos e médios negócios também geram oportunidades – eles empregaram mais de 30 mil pessoas em 2018.

Burocracia: uma das principais dificuldades para empreender no Brasil
Mesmo com o mercado aquecido, a burocracia é uma das maiores dificuldades para empreender no Brasil. O processo para abrir uma empresa por aqui leva em média 79 dias, enquanto em outros países o tempo é de apenas 5 dias.
Antes de empreender, é necessário também verificar a disponibilidade do nome que você quer, buscar os critérios para concessão de um alvará de funcionamento e registrar sua empresa perante a Junta Comercial da sua cidade.
Além disso, fique atento aos documentos necessários, como o contrato social.
Não desanime: esta é apenas uma parte pequena da gestão de sua empresa e, com um pouco de organização, pode ser resolvida sem muitos entraves.
Quais impostos você vai ter que pagar?
Você sabia que o Brasil está entre um dos países que mais coletam impostos no mundo? É importante estar atento a eles enquanto empreendedor, já que não realizar os devidos pagamentos têm consequências jurídicas.
Uma pequena empresa registrada no regime Simples Nacional, por exemplo, deve pagar o Documento de Arrecadação Simples (DAS), que inclui outros tipos de impostos no cálculo.
Portanto, lembre-se de verificar quais são os correspondentes para o seu tipo de empresa!

Governo também busca incentivos
A boa notícia é que, hoje, o governo brasileiro se posiciona como um parceiro dos novos negócios. Além de oferecer programas de aceleração para micro e pequenas empresas, instituições como o BNDES e o FINEP têm fundos para financiá-las.
Além disso, está mais fácil conseguir linhas de financiamento – com condições acessíveis – para criar e manter seu próprio negócio.
Empresas e premiações também dão subsídios
Algumas empresas e faculdades também têm programas regionais de incentivo a empreendedores.
Eles funcionam como “incubadoras”, em que os participantes recebem consultoria personalizada para diferentes áreas de seu negócio. O objetivo é acelerar seu crescimento.
Além disso, essas instituições muitas vezes patrocinam prêmios para a área de empreendedorismo.
Elas recompensam os idealizadores com subsídios para seus negócios. Alguns deles são:
– o SEBRAE Prefeito Empreendedor,
– o prêmio Empreendedor Social ,
– prêmio Santander Banespa de Empreendedorismo.
Vale ficar de olho nas iniciativas disponíveis na sua região!
Esse artigo foi útil?
Usuários que acharam útil: 12 de 12