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Importância da gestão financeira em tempos de crise

Importância da gestão financeira em tempos de crise

5 min de leitura

Gestão financeira deve ser uma parte essencial da rotina das empresas, ainda mais agora com a pandemia do novo coronavírus. Principalmente durante esse período, as preocupações mais recorrentes dentre os empresários são a possibilidade de ficar com dívidas ou se enrolar com as condições de pagamento dos empréstimos feitos.

De acordo com uma pesquisa feita pela consultoria Falconi com 408 empresas, de micro a grande porte, 79% já tiveram redução de faturamento devido à pandemia. Da mesma forma, 25% não obtiveram lucro algum desde a quarentena, como companhias dos setores de turismo, entretenimento e vestuário, e outras 25% tiveram queda superior a 50% na receita, como consultorias e atividades de transporte.

Com a finalidade de entender mais sobre o momento e qual a postura que o empresário deve assumir diante dos desafios da crise, conversamos com o Coordenador do MBA em Gestão Financeira da FGV, Ricardo Teixeira.

Saiba mais!

Qual deve ser a postura financeira dos empresários?

Para Teixeira, é essencial que os olhares dos donos de negócios estejam sempre no fluxo do caixa. Ou seja, é preciso avaliar as reais necessidades da empresa como um todo e planejar os próximos passos ao longo dos meses.

“O planejamento financeiro é importantíssimo para as empresas, não importa seu tamanho. É ele que garante a antecipação de adversidades”, enfatiza o coordenador do MBA em Gestão Financeira da FGV.

Além disso, ele ainda aponta a necessidade de uma reserva de caixa para eventuais emergências. Com a gestão financeira, é possível fazer uma previsão do que pode acontecer nos próximos meses e adotar as estratégias necessárias para fazer com que as vendas continuem e o faturamento aumente ou se mantenha.

Montar uma estratégia de crise, como se fosse um plano de negócios, será a chave para este momento.

Como a gestão financeira pode ajudar o faturamento durante a quarentena?

O fechamento crescente de estabelecimentos e empresas devido a uma queda do consumo pressupõe que houve uma diminuição do faturamento durante um período. Nesse sentido, a gestão financeira ajuda o empresário a entender melhor o panorama real do seu negócio e como adaptar os serviços para sobreviverem às crises.

“A maioria das pessoas quer saber como é que vai ganhar dinheiro, mas esse não é o foco, e sim o que é possível fazer dentro do cenário atual. Por isso, é importante trabalhar com a realidade. É preciso usar bem as ferramentas do mercado, procurar as oportunidades e se reinventar”, diz Teixeira.

Uma boa prática é a adoção de um e-commerce e investir em um atendimento ao consumidor de qualidade. Também há um aumento da demanda por delivery dos mais variados produtos.

Avalie as oportunidades que se relacionem diretamente ao seu negócio

Quais medidas estão sendo tomadas para auxiliar os empresários nesse momento de crise?

Os bancos, por exemplo, dão acesso a linhas de financiamento ou descontos para vendas feitas. Mas durante esse período, até mesmo eles estão com certa ociosidade financeira.

“Procure o seu banco para saber o que pode ser feito, com cautela, claro. Não tenha vergonha de propor, porque os próprios bancos estão precisando de você. Converse, negocie com o seu gerente”, aconselha o coordenador de MBA.

Já o governo, cortou o recolhimento de impostos do Simples Nacional e adotou a postergação do vencimento de alguns impostos como fundo de garantia ou a parte federal do DAS. Diferentemente dos bancos, com o governo o canal de diálogo já não é tão direto assim.

“A questão é que essas contas não deixam de existir, então precisamos ter um planejamento para que na hora de pagar as empresas não tenham uma surpresa infeliz”.

Mas, para o especialista, a resposta do governo está atenta às necessidades, tanto no Legislativo quanto no Executivo. Um exemplo é o auxílio emergencial que atendeu, até meados de abril, mais de 84,5 milhões de brasileiros, levando em conta os CPFs elegíveis e os membros dessas famílias, segundo a Dataprev.

Como fica a questão da reabertura do comércio?

A preocupação não é apenas econômica, mas também como fazer a abertura sem aumentar o contágio. “Vai levar um tempo para que a economia e o consumo voltem a crescer. As pessoas serão mais cautelosas porque muita gente teve uma queda no orçamento. Mas precisamos, aos poucos, voltar a conviver com essa situação e ir administrando as medidas preventivas”.

Por isso, pode ser que o home office ou a adoção de um esquema de rodízio entre o quadro de funcionários sejam mantidos por mais tempo. Cada empreendedor precisa entender o seu modelo de negócio e o que pode ou não funcionar dentro de suas possibilidades.

Quais os próximos passos?

O futuro é incerto. Mas o especialista enfatiza: “Procurar aumentar o faturamento e formas alternativas de lucrar são algumas das dicas para este momento. Tudo isso em consonância com a reabertura do mercado e com o que é possível de se fazer”.

Além disso, para esse momento de sobrevivência, Teixeira relembra que o foco deve ser na melhoria do fluxo de caixa dentro das possibilidades. “Existe uma grande lição para ser tirada nesse período: por mais que você queira crescer, existe a possibilidade de uma adversidade como essa surgir, e você precisa ter um fluxo que garanta a continuidade do faturamento”.

Alguns meses serão necessários para que a economia volte ao normal, e eles serão de aperto muito grande ou prejuízo. Por isso, mais uma vez é importante lembrar que a gestão financeira é de suma importância para as empresas e para um melhor entendimento das oportunidades de mercado.

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