Dicas para evitar calotes de clientes
Um dos maiores riscos de empreender é, com certeza, a inadimplência. Mas como lidar – e mais importante ainda, evitar – calotes de seus clientes?
Afinal de contas, a falta de pagamentos pode prejudicar a saúde financeira do seu negócio e, por isso, é preciso investir em estratégias para se prevenir.
Quer saber como? Continue lendo!
1. Sempre emita nota fiscal para evitar calotes
A primeira dica para evitar calotes é sempre emitir a nota fiscal. Ela é um registro da compra ou contratação e, no caso de um “calote”, servirá como garantia da transação.
Não se esqueça de preenchê-la corretamente para assegurar sua validade!
2. Empresas prestadoras de serviços podem se proteger por meio de contratos
Como evitar um calote no caso do ramo de serviços – em que, muitas vezes, os pagamentos são feitos apenas após o fim do trabalho? Para empreendedores da área, a principal forma de se proteger é por meio de contratos.
Além disso, estipule termos para pagamento e aproveite o documento para especificar a duração e o tipo de serviço que será feito. Assim, caso o contratante não cumpra com eles, você não estará desamparado e pode leva-lo à justiça se for necessário.

3. Cheques são mais suscetíveis a problemas nos pagamentos
Pagamentos em cheque são os mais arriscados, pois o cliente pode não ter saldo suficiente para arcar com o valor – ou seja, há mais riscos de receber o conhecido cheque sem fundo. Por isso, certifique-se de que se trata de um consumidor de confiança antes de aceita-los.
4. Do dinheiro ao débito sem calotes: aceite formas de pagamento variadas
Sua loja ou escritório também pode prevenir calotes ao disponibilizar diferentes opções de pagamentos. Sempre que possível, incentive seus consumidores a pagar à vista – seja no dinheiro ou débito – o que também ajuda seu fluxo de caixa.
Além disso, você também pode oferecer condições especiais para o parcelamento no cartão de crédito.
5. Ofereça descontos para seus principais clientes
Incentive os clientes que são bons pagadores. Nesse sentido, ofereça descontos, brindes e outras vantagens para aqueles que ficaram em dia com as despesas em sua empresa.
Assim, você promove a aproximação entre marcas e consumidores, além de motivar esse consumidor a recomendar e promover o seu negócio.
Claro que existem outros motivos pelos quais podem levar uma empresa à falência. Mas estar preparado é sempre a melhor escolha para contornar o risco de inadimplência.
Quais dessas estratégias você pretende aplicar na sua empresa?
Esse artigo foi útil?
Usuários que acharam útil: 4 de 5