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Inbound marketing: como atrair clientes e consolidar o seu negócio no digital

4 min de leitura

Você já pensou em utilizar o inbound marketing para chamar a atenção de potenciais clientes? Pautada no conteúdo, essa estratégia de marketing digital permite que sua empresa esteja no lugar e hora certos para se comunicar com seu público. Além disso, ela ajuda agregar valor à sua marca.

Continue lendo para conhecê-la!

O que é inbound marketing?

O conceito de inbound marketing está pautado em fazer com que o consumidor procure a empresa, caracterizando o chamado marketing de atração. Mas como ele se difere das estratégias tradicionais?

Saiba qual é a relação entre inbound marketing e conteúdo

No outbound marketing, vertente que estamos mais acostumados a ver, marcas e empresas disputam a atenção dos clientes com “interrupções” em seu dia a dia – os anúncios, por exemplo. É justamente o contrário do inbound, em que se busca criar um contato aberto e contínuo com eles.

Por isso, é muito comum vê-lo associado ao marketing de conteúdo. Muitas empresas vêm investindo em blogs e perfis nas redes sociais – todos com material personalizado e original – como forma de educar seus consumidores e, assim, se tornar referência em seu segmento de atuação.

Mulher com computador organizando caixa para envio de compra online

Para que serve o inbound marketing?

A estratégia é ideal para quem busca visibilidade e custo-benefício ao divulgar sua empresa. Em um cenário de transformação digital, vemos consumidores cada vez mais ativos. Eles procuram soluções para seus problemas de forma independente, o que também inclui informações detalhadas sobre produtos e serviços de seu interesse.

É nesse fluxo, em que há uma grande variedade de escolhas, que se encaixa o inbound marketing. Um conteúdo relevante é também uma forma de direcionar o público certo para o seu negócio. Mais à frente, isso se traduz em uma relação de confiança que gera maiores vendas e satisfação entre os clientes.

Quatro pontos para ficar atento e entender melhor o conceito

O inbound marketing pode ser sintetizado da seguinte forma.

Atrair: gerar tráfego constante para seu portal por meio do conteúdo oferecido;

Converter: transformar esses visitantes em compradores potenciais;

Vender: analisar resultados e concretizar, efetivamente, a venda;

Encantar: após a etapa de compra, manter o cliente interessado para que se torne um promotor da sua empresa.

Como aplicar a estratégia na minha empresa? Confira alguns exemplos!

Ficou interessado? Veja como aplicar o inbound marketing de forma fácil e prática ao seu negócio:

Blogs ou sites: se seu negócio já tem um portal próprio, que tal criar uma seção de conteúdo? Ofereça artigos e crie uma página de “perguntas frequentes” que sanem algumas das principais dúvidas e dores de seu público.

Redes sociais: perfis no Instagram e Facebook, por exemplo, são maneiras fáceis de levar seu conteúdo a mais pessoas. Divulgue-os e use as redes sociais como vitrine da sua marca.

Atendimento: vale investir em chatbots e outras estratégias para manter o contato com o público e continuar a par de sua experiência de compra.

Monitoramento de redes: a prática de Social Listening também é importante para entender o que está sendo dito sobre sua empresa e a relevância do conteúdo oferecido.

Lembre-se que, para o sucesso da estratégia de inbound, é necessário manter em mente quem são seus consumidores e respeitar a persona definida para sua comunicação.

Qualidade do conteúdo é diferencial para as empresas

Um dos principais cuidados a se tomar no inbound marketing é com a qualidade do conteúdo oferecido. Procure oferecer um material completo e embasado, que realmente faça a diferença na vida do seu consumidor. Além disso, vale investir em um bom atendimento para eventuais questões nas redes sociais. Dessa forma, cria-se uma relação de confiança entre a marca e o público!

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