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Homem ao celular em escritório

Inbound marketing: como consolidar o seu negócio no digital

4 min de leitura

Você já pensou em utilizar o inbound marketing para chamar a atenção de potenciais clientes?

Pautada no conteúdo, essa estratégia de marketing digital permite que sua empresa esteja no lugar e hora certos para se comunicar com seu público.

Além disso, ela ajuda agregar valor à sua marca. Continue lendo para conhecê-la!

O que é inbound marketing?

O conceito de inbound marketing tem como objetivo fazer com que o consumidor procure a empresa, caracterizando o chamado marketing de atração. Mas como ele se difere das estratégias tradicionais?

No outbound marketing, vertente que estamos mais acostumados a ver, marcas e empresas disputam a atenção dos clientes com “interrupções” em seu dia a dia – os anúncios, por exemplo. Ao contrário do inbound, em que se busca criar um contato aberto e contínuo com eles.

Por isso, é muito comum vê-lo associado ao marketing de conteúdo. Muitas empresas vêm investindo em blogs e perfis nas redes sociais – todos com material personalizado e original – como forma de educar seus consumidores e, assim, se tornar referência em seu segmento de atuação.

Mulher com computador organizando caixa para envio de compra online
Legenda: A intenção do inbound marketing é fazer com que o consumidor procure a empresa.

Para que serve a estratégia?

O inbound marketing é ideal para quem busca visibilidade e custo-benefício ao divulgar sua empresa. Além do mais, em um cenário de transformação digital, vemos consumidores cada vez mais ativos.

Afinal de contas, eles procuram soluções para seus problemas de forma independente, o que também inclui informações detalhadas sobre produtos e serviços de seu interesse.

É nesse fluxo, em que há uma grande variedade de escolhas, que se encaixa o inbound marketing. Além disso, um conteúdo relevante é também uma forma de direcionar o público certo para o seu negócio.

Posteriormente, isso se traduz em uma relação de confiança que gera maiores vendas e satisfação entre os clientes.

Quatro pontos para ficar atento e entender melhor o conceito

O inbound marketing pode ser sintetizado da seguinte forma:

Atrair: gerar tráfego constante para seu portal por meio do conteúdo oferecido;

Converter: transformar esses visitantes em compradores potenciais;

Vender: analisar resultados e concretizar, efetivamente, a venda;

Encantar: após a etapa de compra, manter o cliente interessado para que se torne um promotor da sua empresa.

Como aplicar na minha empresa? Confira alguns exemplos!

Ficou interessado? Veja como aplicar o inbound marketing de forma fácil e prática ao seu negócio:

Blogs ou sites: se seu negócio já tem um portal próprio, que tal criar uma seção de conteúdo? Ofereça artigos e crie uma página de “perguntas frequentes” que sanem algumas das principais dúvidas e dores de seu público.

Redes sociais: perfis no Instagram e Facebook, por exemplo, são maneiras fáceis de levar seu conteúdo a mais pessoas. Divulgue-os e use as redes sociais como vitrine da sua marca.

Atendimento: vale investir em chatbots e outras estratégias para manter o contato com o público e continuar a par de sua experiência de compra.

Monitoramento de redes: a prática de Social Listening também é importante para entender o que está sendo dito sobre sua empresa e a relevância do conteúdo oferecido.

Portanto, lembre-se, para o sucesso da estratégia de inbound, é necessário manter em mente quem são seus consumidores e respeitar a persona definida para sua comunicação.

Qualidade do conteúdo é diferencial para as empresas

Atente-se a qualidade do conteúdo oferecido. Este é o diferencial do inbound marketing, por isso, procure oferecer um material completo e embasado, que realmente faça a diferença na vida do seu consumidor.

Além disso, vale investir em um bom atendimento para eventuais questões nas redes sociais. Dessa forma, cria-se uma relação de confiança entre a marca e o público!

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