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Saiba como usar o Instagram a favor da sua empresa

Dicas para usar o Instagram para empresas

5 min de leitura

O Instagram para empresas tem se mostrado uma ótima ferramenta para que o seu negócio se destaque ainda mais! Segundo dados da Social Bakers, o Instagram é mais popular que o Facebook em termos de engajamento. Além disso, tem um percentual de membros ativos que só cresce, sendo uma ótima vitrine para os negócios.

Sempre passando por melhorias e adaptações a fim de se manter relevante no mercado, é uma ferramenta que tem tudo para gerar bons resultados.

No entanto, muitos empreendedores ainda não sabem usar todo o potencial do Instagram para empresas. Assim, muitas são as dúvidas para aqueles que estão começando.

Gráfico com dados sobre público e posts no Instagram
Veja as vantagens de usar o Instagram para empresas (Fonte: SEBRAE)

Algumas das mais comuns são:

– ganhar seguidores orgânicos;
– gerar engajamento e interação;
– criar um relacionamento com o público;
– converter este número de interessados em clientes.

Por isso, para ajudar você a tirar o máximo proveito desta rede social, reunimos algumas dicas que consideramos essenciais para promover o seu negócio!

Instagram para Empresas: dicas essenciais para promover o seu negócio

Empresária ao celular
Usar o Instagram é uma forma de aumentar o alcance da sua empresa

Além de escolher um nome de usuário adequado e criar uma descrição da sua empresa, é necessário ter em mente algumas estratégias de marketing para se destacar.

Assim, você conseguirá promover o seu negócio, estreitar seu relacionamento com os clientes e obter mais sucesso com as vendas.

Elabore metas

O que você espera alcançar com o seu perfil no Instagram? Aumentar a visibilidade, expandir o seu negócio para outras regiões, introduzir um novo serviço ou produto na sua loja ou ter mais seguidores?

É com base nessas perguntas que você irá traçar os seus objetivos estratégicos. É importante apenas se atentar para que eles sejam específicos e mensuráveis.

Crie um planejamento e um calendário de conteúdo para o Instagram

Estude o seu perfil no Instagram e o seu público-alvo e veja como se dá a interação com a empresa.

Nesse sentido, a própria plataforma gera um relatório semanal no qual você pode traçar com que frequência e quando é melhor para postar.

Mas se o perfil da sua empresa é novo, o ideal é fazer testes e postar em intervalos diferentes para avaliar os resultados. Algumas práticas do Marketing Mobile podem ajudar nessa etapa.

Descubra o que é interessante para o seu público

Tenha em mente que o seu conteúdo no Instagram precisa se manter atraente para os seus clientes. Ninguém quer ver um catálogo de vendas.

Por isso, aborde temas diferentes, crie assuntos relevantes, ou dê um novo olhar sobre um velho tema para se diferenciar.

Também é importante que você esteja atento às métricas do seu perfil. Pois, desse modo, é possível verificar os horários que possuem mais visualizações.

Engajamento é importante para ter sucesso

Interagir com outras contas do Instagram com curtidas, comentários e compartilhamentos é uma ótima forma de aumentar o engajamento com a empresa. Assim, consequentemente, a visibilidade da sua marca.

Por isso, hashtags condizentes com o tema do post também funcionam bastante para aumentar seu alcance no Instagram. Portanto, vale a pesquisa de quais estão sendo mais utilizadas entre as empresas.

Além disso, investir em estratégias de marketing aliadas ao Instagram profissional fortalece a sua presença digital e facilita o estreitamento das relações entre a sua marca e os consumidores.

Branding: crie uma identidade sólida

No Instagram, sua empresa precisa de uma postura adequada, que dialogue com seus consumidores. Pense no seu negócio e como a persona dele agiria em uma rede social.

A ideia é que esse “modelo de cliente” dialogue com o seu público-alvo seguindo um padrão. Além disso, a consistência visual ajuda o usuário a reconhecer a sua marca automaticamente.

Explore todas as funcionalidades visuais do Instagram

Seja com fotos, vídeos ou Stories, aproveite cada ferramenta dentro do Instagram para otimizar a comunicação da empresa com seu público-alvo. Porém, lembre-se de não exagerar.

As pessoas não costumam ter tanta paciência para muitos stories ou para uma página que está postando diversas vezes ao dia. Não queremos que o seu público se canse da sua marca, não é?

Invista em anúncios pagos

Essa estratégia é ideal para quem quer ter bons resultados de forma rápida no Instagram para empresas.

Ao investir nas suas publicações, você consegue atingir um número muito maior de usuários sem precisar gastar muito. Tudo depende das suas metas!

Saiba separar os perfis pessoal e profissional

Muitas vezes, vemos por aí perfis onde há uma mistura da vida pessoal com a do trabalho, o que pode prejudicar sua imagem.

O melhor é criar uma conta para cada núcleo – assim, você consegue evitar confusões e compartilhamentos impróprios de conteúdo.

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