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Internet das Coisas para Pequenas e Médias Empresas

5 min de leitura

Dentre as transformações digitais, a Internet das Coisas (IoT) pode trazer uma série de benefícios para a gestão dos negócios, especialmente para as Pequenas e Médias Empresas (PMEs). Você sabe o que é essa tecnologia?

A automatização e interconexão de dispositivos é uma ótima aliada para a produtividade e outras dificuldades comuns dos novos negócios. Mais do que nunca, é preciso que os empreendedores estejam conectados e se apropriem destas ferramentas.

Continue lendo para conhecer a Internet das Coisas!

O que é Internet das Coisas?

A Internet das Coisas  se refere à interconexão digital de objetos cotidianos. Ou seja, que tenham capacidade computacional e de comunicação com a internet.

Primeiramente, esta conexão com a rede mundial de computadores possibilita controlar remotamente estes utensílios. E, em segundo lugar, que eles próprios sejam usados como provedores de serviços.

Essas novas capacidades abrem caminho para inúmeras possibilidades. Principalmente quando pensamos no campo empresarial e no impacto na produção.

De acordo com o resultado obtido no programa-piloto Indústria Mais Avançada, feito pelo Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (SENAI) com 43 empresas de 24 estados brasileiros, as tecnologias atuais permitem aumentar em 22%, em média, a produtividade de PMEs.

Nesse cenário tecnológico e cada vez mais digital, a IoT assume o papel de diferencial competitivo no mundo dos negócios. Com ela, as empresas conseguem gerar dados importantes para o relacionamento com os clientes. Além de melhorar as compras e contatos com os fornecedores e a possibilidade de diminuir custos de produção.

Para que serve a IoT nos negócios?

Mulher usando tablet conectado à Internet das Coisas
A Internet das Coisas ajuda a otimizar todas as áreas da empresa

Pelo caráter de inovação e integração, a Internet das Coisas abre frente à diversas possibilidades para melhorias, facilitadores de serviços e operações da empresa.

Aliás, a IoT não se limita a apenas um setor: marketing, treinamento de funcionários, TI, atendimento, controle do ambiente de trabalhos. Todo o espectro empresarial pode se beneficiar desta tecnologia!

Veja alguns exemplos de uso abaixo:

Marketing do produto

O uso de QR Codes, softwares conectados a sistemas de nuvem, botões que se conectam a alguma rede social do usuário. Tudo esses usos da Internet das Coisas tornam possível saber, em tempo real, como os produtos são utilizados.

A partir destas informações, a criação de campanhas específicas de divulgação fica mais fácil e assertiva.

Operações de logística e estoque

A demanda por conveniência cresceu graças ao uso de smartphones e tecnologias móveis de serviço. Muitas empresas passaram a adotar um sistema de depósito automatizado.

Assim, por meio do uso de códigos de barras e máquinas conectadas pela Internet das Coisas, gerenciam as entregas sem precisar de mão de obra humana.

Também existe a possibilidade de usar esta identificação via Internet das Coisas para controle de estoque, otimizando o tempo dos funcionários.

Vendas

Monitorando, a partir da Internet das Coisas, a condição e o uso de componentes conectados com o e-commerce do negócio, PMEs podem prever quaisquer problemas que afetem os resultados das vendas.

Graças a esta análise inteligente, há a garantia de um desempenho mais eficiente nos momentos-chave de compra. Portanto, maximizando a experiência dos usuários nos sites e nos ambientes físicos das lojas.

Monitoramento da cadeia de fornecimento

Graças às funcionalidades da Internet das Coisas, as condições de estoque são analisadas em tempo real. Assim, permite a verificação da qualidade dos produtos nas entregas, especialmente no caso de perecíveis.

Com estes dados, as empresas podem obter:

– informações precisas sobre as remessas,
– melhorar etapas de processos específicos dentro do negócio,
– monitorar a segurança para redução de danos e roubos.

Mudança de cultura organizacional

Anteriormente, mostramos como a Internet das Coisas otimiza os processos de rotina das empresas. Ou seja, alivia o escopo de trabalho do funcionário, que ganha tempo para pensar em ações mais estratégicas para o negócio como um todo.

A inclusão de inteligência analítica a partir da IoT no dia a dia permite reunir dados confiáveis em um único sistema.

Posteriormente, sua análise gerará uma visão empresarial mais assertiva. Essas informações poderão ser usadas tanto na forma de campanhas de marketing ou na mudança de alguma estratégia operacional.

Para que todas essas funcionalidades sejam implementadas de uma maneira otimizada, é preciso pensar na cultura organizacional.

Ou seja, toda essa infraestrutura tecnológica precisa estar em consonância com as equipes e departamentos, que ganham ferramentas para olhar além do negócio central da empresa.

Pronto para investir na Internet das Coisas para sua empresa?

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