Use o marketing de experiência a seu favor
O marketing de experiência mudou a forma de interação das marcas com seus clientes nos últimos anos. Dessa forma, a estratégia reflete diretamente nas decisões futuras de compra e na maneira como seus consumidores se relacionam com a empresa.
A técnica também é conhecida como marketing sensorial. Afinal, trabalha com as emoções e os sentidos das pessoas, o que influencia a relevância de um negócio para o seu público-alvo.
Portanto, ela consiste na avaliação e análise de toda jornada do consumidor: desde o processo de compra até as experiências que a pessoa tem ao usar um serviço ou produto.
Leia e saiba mais!
Marketing de experiência: o que diz o especialista?
A estratégia de marketing de experiência está ligada a tudo que a empresa se propõe a entregar ao seu cliente. A definição é do professor da Fundação Getulio Vargas e diretor da Neomode, Roberto Kanter.
Ainda segundo o especialista, ao usar a emoção do seu público, você consegue conquistar, engajar e até mesmo fidelizá-los. Ou seja, fatores decisivos para que o cliente volte sempre a comprar no seu negócio.
Três “Vs” do Marketing de Experiência
Primeiramente, existem três palavras que você deve sempre lembrar quando pensar no marketing de experiência: Verdade, Vontade e Valor.
- Verdade: Comprometimento ou capacidade da empresa de cumprir o que foi prometido;
- Vontade: Poder de convencimento que o seu produto/serviço oferece. Ou seja, o que nele motiva o cliente a querer fechar negócio com você?
- Valor: O que o seu produto/serviço tem que o da concorrência não tem e por que o cliente deveria escolher a sua marca?

O que deve ser levado em consideração na estratégia?
Existe um fator preponderante para quem vai adotar o marketing de experiência como estratégia de divulgação da empresa. Deve-se considerar a experiência de compra – técnica conhecida como Customer Experience.
Além disso, separamos alguns passos para você se destacar e melhorar a jornada do consumidor no seu negócio.
1- Defina um padrão de qualidade do atendimento:
Afinal de contas, é preciso gerar neles boas lembranças com um produto/ serviço de qualidade.
2- Mapeie o caminho que o consumidor percorre até a efetivação da compra:
Portanto, leve em consideração todos os momentos, especialmente o antes da compra.
3- Colete feedbacks periodicamente e crie ações:
Assim, você tem a oportunidade de mostrar ao cliente que ele é ouvido e a opinião dele importa.
Plano de ação deve interligar ações
Uma das formas mais eficazes de entender o que o seu público-alvo quer é realizar pesquisas de satisfação constantes.
Desta forma, você consegue mensurar e observar se estratégias de Marketing de Experiência estão dando certo. Além de verificar o que você pode melhorar no seu negócio.
Entretanto, para Roberto Kanter, é importante pensar em soluções variadas. “As companhias têm múltiplos públicos, têm que construir suas personas, saber com quem estão falando”, comenta o professor da FGV.
O especialista diz ainda que existem diversos tipos de estratégias no Marketing de Experiência. E, segundo ele, quanto mais interligado com as ações de conteúdo e relacionadas com os valores da empresa, mais as pessoas dão valor.
Portanto, podemos perceber que o Marketing de Experiência vai além de oferecer um produto ou serviço específico.
Para que a sua empresa se destaque, é necessário criar relações e vínculos bem sucedidos.
Eles devem impactar a emoção e a memória afetiva das pessoas. Dessa forma, você promove e fortalece o engajamento e consegue obter mais conversões de vendas.
Esse artigo foi útil?
Usuários que acharam útil: 5 de 5