fbpx
Descubra o que o marketing digital pode fazer pela sua empresa!

O que é marketing digital para empresas?

5 min de leitura

Você sabe o que é marketing digital? A estratégia combina presença nas mídias sociais, sites e técnicas online para gerar novos negócios.

Além disso, pode melhorar a imagem da marca e ajudar na criação de relacionamento com seus clientes.

Uma boa estratégia de marketing digital pode atrair clientes, fidelizar os que você já tem e até mesmo aumentar suas vendas.

Quer aprender mais sobre o tema? Listamos algumas técnicas e ferramentas que podem ajudar seu negócio a crescer cada vez mais. Confira!

Por que investir em Marketing Digital?

A digitalização é a palavra do momento, mas ela não é uma realidade apenas para as grandes empresas. De acordo com a pesquisa da Capterra, 95% dos pequenos e médios negócios já apostaram na transformação digital.

Isso significa que não só estão investindo em novas ferramentas, como a Inteligência Artificial, para otimizar a rotina de trabalho, mas também em sua presença no universo digital. O marketing digital é, portanto, uma peça essencial nesse movimento!

Os dados mostram ainda que o WhatsApp e o Facebook estão entre os quatro aplicativos mais utilizados pelos empreendedores. Essas redes são também a preferência entre os brasileiros.

Redes sociais como Facebook, Instagram e Whatsapp devem ser parte da estratégia de marketing digital da empresa

Invista em perfis nas mídias sociais

Você sabia que, segundo a pesquisa We Are Social, 66% da população brasileira usam as redes sociais?

Para começar a investir em marketing digital, é fundamental que pequenas e médias empresas estejam nessas plataformas – justamente onde estão seus consumidores e potenciais clientes.

Por isso, use-as para mostrar seus serviços e produtos e interagir com os usuários. A maioria delas é gratuita, então aproveite-as ao máximo em sua estratégia de marketing digital!

Além disso, antes de criar suas páginas, avalie as redes sociais que mais combinam com o perfil do seu negócio e do público que você quer atingir. Isso garante uma presença digital forte e coesa, que resiste a tendências.

Comece pelas redes mais populares entre os brasileiros – como Facebook, Instagram e Whatsapp. Normalmente, elas estão incluídas nos planos oferecidos por sua operadora e você pode navegar de forma ilimitada.

Sites também ajudam consumidores a se aproximar do seu negócio

Quantas vezes você procurou um serviço ou empresa na internet antes de comprar? Alguma vez desistiu porque não tinham um site – ou, se tinham, ele não passava segurança?

Para ter um bom resultado com o marketing digital, é importante lembrar que seu cliente também faz o mesmo! Um bom site transmite credibilidade e pode atrair novos clientes para seu negócio, além de servir como um novo canal de vendas.

Na estratégia de marketing digital, sites profissionais são importantes fontes para os consumidores

Diferente das redes sociais, onde tudo é mais curto e rápido, aqui há mais espaço e ferramentas disponíveis. Como você tem o controle do que é inserido, é possível detalhar os serviços que são oferecidos, valores da empresa, feedbacks de clientes e muito mais.

Mas atenção: é importante deixar o site com uma aparência mais profissional, já que ele funcionará como seu cartão de visitas. Hoje, existem ferramentas intuitivas para personalização de sites e lojas virtuais – em geral, baratas ou com bom custo benefício. Para clientes TIM, algumas delas ainda podem ser utilizadas com desconto.

Site pode se tornar portal de conteúdo na estratégia para o Marketing digital

Outra maneira de aproveitar seu site para marketing digital é usá-lo como plataforma de conteúdo, o que contribui para seu crescimento de forma orgânica.

Compartilhar artigos referentes a sua área – seja na sua própria plataforma ou em suas redes sociais – ajuda a agregar valor aos serviços e produtos que você oferece.

Use smartphones e aplicativos a favor do atendimento ao cliente

Pesquisas da FGV mostram que há mais de 230 milhões de smartphones no Brasil, o que representa uma média de dois celulares por pessoa. Esses dispositivos também podem ser parte da sua estratégia de marketing de digital.

Aplicativos de mensagens são bastante úteis para entrar em contato com seus clientes e agilizar seu atendimento. O uso do Whatsapp, por exemplo, já é tendência em pequenas e médias empresas: segundo o SEBRAE, 72% delas já fazem uso do aplicativo nos negócios.

A goiana Lunch Box, de marmitas saudáveis, contou à revista Pequenas Empresas, Grandes Negócios que 90% das suas vendas hoje vem de lá.

É preciso engajar seus colaboradores para ter sucesso na estratégia de marketing digital

Promova mudanças na cultura de sua empresa

Além de buscar soluções digitais para otimizar partes do seu negócio – como o fluxo de caixa ou o controle de estoque – é importante conscientizar aqueles que trabalham com você sobre marketing digital.

Leve as discussões sobre mídias sociais e presença digital para o ambiente de trabalho, incentivando que todos atuem como embaixadores do negócio.

Quais dessas estratégias de marketing digital você colocará em prática no seu negócio?

Esse artigo foi útil?

Usuários que acharam útil: 19 de 21

Gostou? Compartilhe!

Pode ser que você goste...

Empreendedor de sucesso: veja como se tornar um

Veja um guia completo com dicas para abrir sua empresa e se tornar um empreendedor de sucesso

 - 6 min de leitura

Mulheres com caixas em uma loja

Cadastre-se em nossa newsletter
para receber conteúdo exclusivo.

Cadastro realizado com sucesso!

Você começará a receber as newsletter mensais da Parceira de Negócios em sua caixa de entrada.

Coleta de cookies

Em acordo com a Lei Geral de Proteção de Dados, informamos aos nossos leitores que o Blog Parceira de Negócios coleta cookies. As informações são utilizadas para melhorar a experiência de navegação e tornar nossso conteúdo cada vez mais útil e assertivo. Ler declaração de cookies

Ler declaração de cookies