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Como a meditação para empresas ajuda na produtividade dos funcionários

Meditação para empresas: benefícios e dicas para adotar em tempos de crise

5 min de leitura

A meditação começou a ganhar mais adeptos nas empresas nos últimos anos. Prática milenar, ela traz uma série de benefícios como: autoconhecimento, mais concentração, aumento do desempenho e diminuição do estresse e ansiedade, que ajudam os colaboradores em suas tarefas.

A meditação ganhou popularidade, em parte, pelo modismo criado no Instagram por influenciadores e uma necessidade das pessoas de entrarem em contato com elas mesmas.

Neste artigo, falamos com a psicóloga e diretora de RH, Mariana Granado, para entender um pouco sobre a meditação nas empresas e como ela tem ajudado no aumento da produtividade de muitos funcionários durante o home office.

O que é a meditação?

A meditação consiste no treinamento da mente para focalizar a atenção e se concentrar no momento presente, sem analisar muito as situações ou preocupações que possam estar rondando a mente

Pense na realidade da sua empresa. Quantas vezes você já se pegou trabalhando em um projeto importante ou demanda urgente e com prazo de entrega apertado, mas não conseguia se concentrar ou todas as vezes parava para ver algo no celular?

Em casa, sua atenção fica ainda mais prejudicada. Além do “ambiente de trabalho”, você tem que manter um olho na panela do almoço, no filho brincando, no cachorro latindo e por aí vai.

Em matéria para a Exame, especialistas verificaram que normalmente operamos quase 50% do tempo em piloto automático. Ou seja, durante metade de nossas vidas não damos atenção àquilo que estamos fazendo ou vivenciando – seja no trabalho ou no âmbito pessoal.

Assim, acabamos dando margem para o estresse, a ansiedade, além de correr mais riscos de sofrer acidentes e perder produtividade.

Como a meditação pode ajudar no trabalho?

O estresse e a sobrecarga podem afetar a mente e o corpo a qualquer momento. Mas durante o período de quarentena, “o profissional”, comenta Mariana Granado, “que antes tinha uma rotina mais ou menos já pré-estipulada, se deparou da noite para o dia com uma mudança drástica onde ele precisou ressignificar a vida”.

Para a psicóloga, não existe uma receita de bolo para lidar com as tensões do trabalho em home office e é um processo individual. “É importante frisar que o modismo não deve ser levado em consideração, você não deve se sentir obrigado a cozinhar, a fazer exercícios, meditar, caso isso não lhe traga tranquilidade, prazer, pertencimento…”

Ou seja, experimente aquilo que você sempre pensou em fazer e agora pode reservar 1 hora do seu dia para praticar. Não gostou? Tente uma outra atividade. Em algum momento você descobrirá aquilo que realmente afasta toda a carga pesada do dia!

Não existe uma receita de bolo para lidar com as tensões do trabalho em home office, o segredo é experimentar diversas alternativas
Não existe uma receita de bolo para lidar com as tensões do trabalho em home office, o segredo é experimentar diversas alternativas  

Como criar o hábito da meditação

O primeiro passo para começar a meditar é querer. Parece simples, não é? Mas só quem já tentou sabe que nem sempre é tão fácil.

Para Granado, é necessário aprender o processo de atenção. Isto é, olhar para dentro de si, conectando com o seu interior, sem que pensamentos de “tenho que ver a panela no fogão, tenho que responder aquele e-mail, falar com aquela pessoa” possam atrapalhar esse processo

Por isso, separamos algumas dicas para você começar a adotar a meditação como um hábito e melhorar a concentração!

O importante é começar

Feito é melhor do que perfeito. Não se cobre para incorporar a meditação à sua rotina de trabalho. Não se trata de meditar por uma hora direto e sim de começar aos poucos. Reserve cinco a dez minutos diários, de manhã ou à noite, para você.

Do ponto de vista psicológico, a meditação é uma forma útil de autoconhecimento. A prática atinge o sistema límbico do indivíduo – unidade responsável por controlar as nossas emoções, as funções de aprendizado e a nossa memória. Esses benefícios podem ser sentidos no dia a dia e na rotina do profissional.

Crie o ambiente perfeito

Encontre um ambiente calmo e silencioso para meditar. Muitas pessoas utilizam playlists específicas para criar um certo clima e se concentrarem melhor.

Com o TIM MUSIC BY DEEZER você pode curtir mais de 50 milhões de músicas, sem anúncios e sempre que quiser.

Algumas sugestões de playlists para você conhecer e começar hoje a praticar a meditação!

Teste diversas modalidades de meditação!

Existem diversas técnicas de meditação disponíveis: mindfulness, vipassana, zazen, a dos chakras, chi kun e por aí vai. No caso das empresas, o ideal é que sejam aplicadas técnicas dentro das necessidades daquele grupo de funcionários ou da necessidade individual de cada um.

Se o negócio se interessar em adotar essa prática na rotina dos colaboradores, então o RH pode considerar o público e direcionar melhor o professor apropriado. Dessa forma, a meditação considera o objetivo final, que pode ser: proporcionar o alívio do estresse, melhorar o foco e atenção, se reconectar com o seu eu etc.

Em tempos de quarentena, no entanto, você pode recorrer a meditações guiadas disponíveis no YouTube e seguir o programa proposto nos canais, ou ir alternando ao longo dos dias.

Lembre-se: o importante é começar!

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