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Como o monitoramento de redes sociais ajuda sua empresa a crescer

3 min de leitura

O monitoramento de redes sociais ajuda na percepção de como os consumidores veem sua empresa. Ou seja, realizar esse tipo de acompanhamento nas plataformas é fundamental para fazer seu negócio decolar.

Essa estratégia faz parte de um plano de marketing bem estruturado que sua empresa ou negócio deve implementar.

Abaixo, falamos um pouco mais sobre essa prática, que tem se tornado cada vez mais comum entre as PMEs.  Portanto, confira as melhores técnicas para fazer o monitoramento de redes socia!

Como fazer o monitoramento de redes sociais?

Sua empresa está presente nas redes sociais? Ainda não? Então, corra e crie uma conta nas seguintes plataformas:

– Facebook,
Instagram,
– Twitter,
– Youtube.

A partir de lá, você consegue coletar e analisar, periodicamente, comentários, reações e outras interações de consumidores com sua marca nas redes sociais.

Esse processo precisa ser feito com frequência, observando as mudanças nos consumidores e reforçando sua presença no digital.

Dessa forma, seu negócio também se coloca disponível para resolver, com rapidez, qualquer problema ou questão eventual.

Para começar, fique de olho em:

Estatísticas: muitas vezes, as próprias redes sociais fornecem dados sobre engajamento para perfis comerciais e profissionais. Ou seja, elas facilitam seu monitoramento.

Em uma aba específica, é possível ver as variações em seus números e até mesmo os melhores horários para postagens.

Menções: verifique quem marcou sua empresa em fotos ou posts e em especial, o motivo dessa menção.

Hashtags: se você criou uma hashtag (#) específica para algum lançamento ou campanha, é importante acompanhar o desempenho dela nas redes.

Buscas pelo nome da sua empresa: use ferramentas como o Google Trends e o próprio buscador para mapear os assuntos que estão sendo relacionados ao seu negócio. Nesse momento, é importante incluir também possíveis variações e erros na grafia do nome da sua marca.

Dicas para a estratégia ser bem sucedida

O monitoramento consiste em coletar e analisar, periodicamente, comentários, reações e outras interações de consumidores com sua marca.
O monitoramento consiste em coletar e analisar, periodicamente, comentários, reações e outras interações de consumidores com sua marca.

Sabemos que são muitas as informações para acompanhar, mas é nesse momento que a tecnologia entra em cena. Hoje, muitas ferramentas são capazes de automatizar o processo de monitoramento de redes sociais.

Elas reúnem as métricas para comentários, curtidas e mais. Algumas delas são o SocialMention, Zendesk, o Livebuzz e o Scup.

Veja como responder a reclamações e comentários negativos de forma eficaz!

Durante o monitoramento de redes sociais, responda a reclamações com agilidade. No entanto, tenha em mente a preservação da sua empresa.

Portanto, seja educado. Busque entender a situação e fornecer as informações necessárias para resolver o problema.

Dessa forma, é possível reverter a experiência negativa do consumidor!

Olhar estratégico

Com acesso aos dados e estatísticas do monitoramento, é hora de usar esse material para desenvolver seu negócio.

Afinal, as plataformas são um meio de contato direto com o consumidor. É por lá que eles expressam, em primeira mão, seus anseios e expectativas com relação ao produto ou serviço comprado.

Essas e outras métricas devem ser consideradas de forma estratégica. Isto é, aplicadas de forma concreta na empresa.

Essa prática é chamada de Social Listening e está crescendo entre as PMEs.

Exemplo de Social Listening

Vamos dizer que você é dono de uma loja virtual de roupas. Durante o monitoramento de redes sociais, nota que em um dos comentários um cliente alertou sobre a fragilidade de suas embalagens.

A partir disso, você pode verificar os procedimentos para envio e identificar onde está o possível problema. Evitando assim, possíveis reclamações sobre a qualidade de seus produtos.

Use as redes sociais a favor da sua empresa!

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