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O que é branding e como usá-lo para construir sua marca

4 min de leitura

Branding vem do inglês “brand”, que significa marca. Essa é uma estratégia de marketing que consiste em criar uma identidade própria forte.

Portanto, deve ser única e, a partir disso, criar conexão com os consumidores.

Ou seja, branding vai muito além das cores, do logotipo, do nome e da fonte da sua empresa. A estratégia tem a ver com valores, com sentimentos e o discurso da marca.

Para saber mais dessa tendência de marketing, preparamos um guia completo para micro, pequenas e médias empresas. Confira!

Branding representa os valores, sentimentos e o discurso da marca

Exemplo de branding para empresas

Se, por exemplo, você pensar em um refrigerante, qual é o primeiro que vem a sua mente? É provável que você tenha pensado na Coca-Cola, certo?

Essa grande empresa também investiu em elementos marcantes para seu branding:

– o tom de vermelho,
– um tipo de letra específico,
– personagens marcantes para suas campanhas.

Como resultado, conseguiu se manter mais facilmente na mente dos consumidores.

Já na onda dos bancos digitais, um bom exemplo de branding é o feito pelo Nubank – referência desse segmento.

Além dos tons de roxo usados em sua comunicação, toda a sua identidade visual preza pela simplicidade e pelo minimalismo. O que ajuda a reforçar a praticidade desse tipo de instituição financeira.

Por que usar a estratégia de branding na sua empresa?

Não são apenas as gigantes do mercado que devem investir em branding. Pequenos negócios também podem contar com a ajuda dessa estratégia.

Afinal, para ter sucesso, a nova empresa também precisa de uma boa divulgação.

Isso ajudará na construção de sua reputação, garantindo que você seja lembrado pelo mercado de forma positiva. Algo ainda mais valioso para micro, pequenas e médias empresas. 

Além disso, o branding te ajuda a se comunicar com seu consumidor de forma mais clara e direcionada. Como resultado, você consegue atrair seu público-alvo com mais facilidade.

Técnica também evidencia relação entre consumo e emoções

Para se ter uma ideia da importância do que estamos falando, de acordo com a Accenture, 83% dos brasileiros preferem comprar de empresas que tenham valores parecidos com os seus.

Um branding pode ajudar a reforçar a mensagem que você deseja transmitir!

A parte sentimental é decisiva no momento da compra de um produto ou serviço, e o branding pode te ajudar a traduzir os princípios de sua marca de forma acessível, fazendo com que mais pessoas se identifiquem com ela.

Branding: passo a passo para criar a marca da sua empresa

Ficou interessado e quer começar o branding do seu negócio? Existem 3 passos que podem ajudar na criação da sua marca:

1 – Quais são seus valores?

O que inspirou sua empresa? Qual é seu propósito, que está por trás do seu trabalho?

Anote todas essas ideias – elas serão o ponto de partida para definir seu posicionamento, a imagem que você quer transmitir para o mercado.

Para você entender melhor: se uma empresa tem a sustentabilidade como um dos seus pilares, deve ter o cuidado de não ser vista em nenhuma ação que prejudique o meio ambiente. Como o uso indevido de plásticos, por exemplo.

A Identidade Visual é uma parte essencial da sua marca e consequentemente do branding

2 – Escolha uma identidade visual

Com valores bem definidos, é hora de escolher uma identidade visual. Ou seja, cores e elementos que serão parte da sua marca.

Cada item tem seu significado diferente e ajuda a construir sua imagem, de acordo com o livro Psicologia das Cores, de Eva Heller.

Por exemplo: tons de azul transmitem confiança e tranquilidade. Enquanto os vermelhos lembram poder e liderança.

Laranjas e amarelos são mais utilizados em empresas no ramo alimentício, porque despertam o apetite.

3 – Cuide bem de seus canais de comunicação

Agora que a identidade está criada, é hora de colocá-la em prática na sua comunicação.

Primeiro, com as redes sociais: analise as mais populares e escolha aquelas que mais combinam com o perfil do seu negócio. Em seguida, use suas páginas para publicar fotos, posts e conteúdo que reflita a identidade do seu negócio.

Você não precisa estar em todas as redes sociais para ter bons resultados, mas é importante estar atento a forma como você se comunica com seus clientes.

Um bom atendimento, seja virtual ou presencial, faz diferença no momento da compra!

Pronto! Você pode dar seus primeiros passos no mundo do branding e investir cada vez mais em sua empresa. Além disso, lembre-se de proteger o seu trabalho com um registro de marca.

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