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O copywriting é uma técnica textual conhecida como a arte da persuasão

O que é copywriting e como aplicá-lo em sua estratégia de marketing e vendas

5 min de leitura

Você já ouviu falar do poder do copywriting para alavancar vendas? Se ainda não ouviu, está perdendo uma grande oportunidade de incrementar sua estratégia de conteúdo voltado para conversão.

Usado desde 1828 por redatores publicitários com o intuito de atrair e convencer potenciais clientes, o copywriting pode ser a peça que estava faltando para aumentar suas conversões na era do marketing digital.

O que é copywriting?

O copywriting é uma técnica de produção textual focada em persuadir o leitor, levando-o à compra do seu produto ou serviço. Ele pode ser aplicado em e-mails, sites, anúncios, peças publicitárias e muitos outros meios textuais.

No entanto, o copywriting é bem mais elaborado do que parece. Muitas pessoas o confundem com a Redação Publicitária, mas apesar de ter uma raiz comum, o copy essencialmente tem um CTA, ou seja, uma chamada para ação, o que nem sempre consta no texto publicitário.

De forma prática, podemos dizer que o copy está diretamente relacionado às estratégias de atração, como Inbound Marketing, pois o processo de venda ocorre de forma sutil e constante, e pode levar tempo.

O que é CTA e qual o seu objetivo principal?

O CTA ou chamada para ação é um dos elementos principais do copywriting. Sua presença no texto impele o leitor a tomar uma série de atitudes, como assinar uma newsletter, fazer o download de um material ou uma compra.

Quando um texto é bem estruturado e cativa o leitor, o CTA nele presente leva o potencial cliente a acreditar que ao executar o que foi pedido, está tomando uma decisão que irá beneficiá-lo.

3 características do copywriting

O copywriting tem um propósito específico: gerar vendas. Mas para tal, é necessário despertar uma série de sentimentos no leitor. Citamos abaixo os três principais:

  • Provocar inspiração: ao finalizar o seu texto, o leitor deve sentir-se inspirado pelos valores ou estilo de vida comunicados,
  • Gerar conexão: o texto deve levar o potencial cliente a estabelecer um relacionamento com a sua marca;
  • Levar à ação: o texto deve motivar seu leitor a tomar uma atitude em relação ao serviço ou produto que você oferece, seja ela de comprar ou de saber mais sobre sua marca.

Para estabelecer os 3 fundamentos acima capazes de despertar sentimentos no leitor, o copywriting se utiliza de alguns princípios psicológicos, chamados gatilhos mentais. Eles são essenciais para elaborar CTAs de sucesso.

Uma copy bem feita inspira seus potenciais clientes a tomarem uma ação de compra
Uma copy bem feita inspira seus potenciais clientes a tomarem uma ação de compra

Conhecendo os principais gatilhos mentais

Gatilhos mentais são princípios psicológicos capazes de aumentar o poder de persuasão de quem sabe utilizá-los. No livro “As Armas da Persuasão”, o autor Robert Cialdini explica como o comportamento humano é afetado por algumas leis simples, como explicaremos a seguir:

Reciprocidade

A lei da reciprocidade assume que o ser humano tende a responder uma ação com outra ação equivalente. Ou seja, se quer que um potencial cliente faça algo por você, é necessário que você entregar algo de valor para ele primeiro.

  • E-book;
  • Amostra grátis do seu produto ou serviço.

Prova social

Essencialmente, o gatilho da prova social afirma que pessoas são influenciadas por outras. Isso significa que depoimentos e cases de sucesso podem aumentar a credibilidade do seu produto.

  • Depoimentos no seu site;
  • Boca a boca.

Afeição

O ser humano costuma dar credibilidade e se conectar com mais facilidade a pessoas que enfrentaram problemas semelhantes aos seus.

  • História tocante;
  • Problemas em comum.

Autoridade

O princípio da autoridade sugere que o ser humano tende a respeitar a opinião de alguém que entende do assunto.

  • Especialistas;
  • Profissionais da área.

Coerência

Ninguém deseja ser uma pessoa contraditória. O gatilho da coerência leva o potencial cliente a não desistir após uma decisão tomada publicamente.

  • Compromisso com os outros;
  • Honrar a palavra.

Escassez

Este gatilho muito conhecido é acionado quando informamos ao potencial cliente que se ele não tomar uma ação no período de tempo estabelecido, ele perderá uma grande oportunidade.

  • Perda da exclusividade;
  • Prejuízo financeiro.

Os gatilhos mentais podem ser combinados ou utilizados um de cada vez. No entanto, é preciso ser prudente e não abusar do seu uso para não causar o efeito contrário.

Como começar a utilizar o copywriting?

Uma das formas mais fáceis de iniciar no copy atualmente é elaborar uma estratégia de e-mail marketing para o seu negócio. O Presença Digital by UOL conta com uma série de soluções, inclusive a possibilidade de disparar até 2.000 e-mails. Uma grande oportunidade para colocar em prática os gatilhos citados acima com os leads da sua empresa.

Apesar de se tratar de uma estratégia de texto, o copywriting está diretamente ligado aos resultados, que nem sempre aparecerão da noite para o dia. O copy é uma estratégia de atração, isso significa que pode levar tempo. É preciso ser paciente, observar os sinais enviados pelo potencial cliente e, inclusive, ajustar a estratégia quando necessário.

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