Pessoa usando celular falando com chatbot
 

Otimize seu negócio com os Chatbots

3 min de leitura

Os Chatbots são ferramentas tecnológicas que vem mudando a maneira como as empresas se relacionam com os seus clientes. Isto se deve graças à combinação de disponibilidade constante e tempo de resposta quase imediatos. 

Na era da comunicação instantânea, ninguém quer levar horas para ser respondido. Nessa mesma pegada, empresas precisam estar constantemente online para dar a devida atenção aos seus clientes. Sabemos que nem sempre isso é possível, visto que as funções se acumulam e ter um braço humano tomando isso para si 100% do tempo é inviável.

O que é Chatbot?

Caso você não esteja inteirado no assunto, o chatbot serve para otimizar as conversas. O robozinho se conecta as suas redes e/ou site e mantém uma conversa com seu público. Dessa forma, além dos seus clientes não se frustrarem com a falta de atenção, o relacionamento saudável é mantido.

Apesar do bot ser uma mão na roda, ele não substitui o trabalho humano e é preciso ter isso bem claro ao começar a usá-lo. O chat ajuda na hora de responder dúvidas frequentes e, em alguns casos, realizar vendas. Mas, existem certas ações que somente pessoas conseguirão resolver. E saber disso é ótimo para acalmar quem está nessa função diariamente. A ideia é que essa tecnologia suavize a rotina ao tirar esse peso de cima dos funcionários responsáveis. É um complemento para um bom serviço.

Onde e como posso usá-lo?

Se você tem um grande número de acessos as suas plataformas e uma quantidade limitada de pessoas para atender essas demandas, vale instalar um bot para te auxiliar. Empresas como a ZenDesk e Ubots possuem diferentes modelos que podem ser personalizados conforme a necessidade da empresa. Quanto a eles, existem dois tipos:

Chatbot e inteligência artificial

Inteligência Artificial

Esse bot é mais “esperto” pois leva em consideração as palavras usadas na conversa para uma resposta mais precisa e personalizada.

Regras

A base dele vem de regras pré estabelecidas. Por meio das frases ditas pelo usuário, ele se conecta a uma base que possui palavras chaves cadastradas. Se a sua conversa não fizer sentido dentro daquele catálogo, ele dificilmente conseguirá dar continuidade ao assunto.

Independente do estilo que você escolher, é importante que as pré definições sejam feitas da melhor forma possível. Quanto mais informações ele tiver antes de começar a rodar, melhor ele atenderá ao público.

Agora, as formas de uso são várias e você pode adequá-lo à sua necessidade:

Atendimento ao cliente

Esse geralmente é o mais utilizado. Como falamos acima, ter uma automação que dá atenção aos clientes reduz o tempo de espera e melhora o fluxo.

Reservas e pedidos

Chat que pede pizza por você é tudo que desejamos, não é? Essa também é uma das funcionalidades ao instalá-lo. Os pedidos acontecem com mais rapidez e garantia de atendimento.

Marketing

Um super aliado ao time de marketing! Além de se conectar com o consumidor de forma mais efetiva que o e-mail e mais personalizada que pelas redes sociais, as chances de o número de vendas crescer, é bem grande.

E, ainda existem outras opções para usá-lo e, provavelmente, novidades não faltarão. O importante é que esses softwares sejam vistos como um meio de aproximação entre empresa e cliente, visto que ele facilita o contato ao receber um número grande de solicitações e processá-las com facilidade.

A modernização dos meios de contato é inevitável e, com o crescimento das empresas, automatizar processos é uma das melhores opções de avançar e manter um bom relacionamento.

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