Pessoa usando celular falando com chatbot

Otimize seu negócio com os Chatbots

4 min de leitura

Os Chatbots são ferramentas tecnológicas que vem mudando a maneira como as empresas se relacionam com os seus clientes. Isto se deve graças à combinação de disponibilidade constante e tempo de resposta quase imediatos. 

Na era da comunicação instantânea, ninguém quer levar horas para ser respondido. Por isso, empresas precisam estar constantemente online para dar a devida atenção aos seus clientes.

Sabemos que nem sempre isso é possível, visto que as funções se acumulam e ter um braço humano tomando isso para si 100% do tempo é inviável. Por isso, investir em chatbots pode ser a solução para essa questão.

Continue lendo para saber mais!

O que são Chatbots?

Caso você não esteja inteirado no assunto, os chatbots servem para otimizar as conversas. Ou seja, o robô se conecta às suas redes e/ou site e tem a função de manter uma conversa com seu público.

Dessa forma, além dos seus clientes não se frustrarem com a falta de atenção, o relacionamento saudável é mantido.

Contudo, apesar do chatbot ser uma mão na roda, ele não substitui o trabalho humano e é preciso ter isso bem claro ao começar a usá-lo.

A ferramenta ajuda na hora de responder dúvidas frequentes e, em alguns casos, realizar vendas. Mas, existem certas ações que somente pessoas conseguirão resolver.

Portanto, saber disso é ótimo para acalmar quem está nessa função diariamente. Dessa forma, essa tecnologia suaviza a rotina ao tirar um peso de cima dos funcionários responsáveis. É um complemento para um bom serviço.

Onde e como posso usá-lo?

Se você tem um grande número de acessos as suas plataformas e uma quantidade limitada de pessoas para atender essas demandas, vale instalar um chatbot para te auxiliar.

Empresas como a ZenDesk e Ubots possuem diferentes modelos que podem ser personalizados conforme a necessidade da empresa.

Chatbot e inteligência artificial
Chatbots pautados em Inteligência Artificial são tendência da área

Inteligência artificial aprimora o modelo

Seguindo uma das maiores tendências da tecnologia hoje, esse chatbot leva em consideração as palavras usadas na conversa para uma resposta mais precisa e personalizada.

Chatbots com IA funcionam a partir de regras

A base desse chatbot vem de regras pré-estabelecidas. Ou seja, por meio das frases ditas pelo usuário, ele se conecta a uma base que possui palavras chaves cadastradas.

Independente do estilo que você escolher, é importante que as pré-definições sejam feitas da melhor forma possível. Por isso, quanto mais informações o chatbot tiver antes de começar a rodar, melhor ele atenderá ao público.

Agora, as formas de uso são várias e você pode adequá-lo à sua necessidade:

Atendimento ao cliente

Essa é, geralmente, a aplicação mais utilizada dos chatbots. Como falamos acima, ter uma automação que dá atenção aos clientes reduz o tempo de espera. Além disso, melhora o fluxo de comunicação entre a empresa e seu consumidor.

Reservas e pedidos

Os pedidos via chatbot acontecem com mais rapidez e garantia de atendimento. Além disso, as sugestões para o cliente podem ser personalizadas e feitas de forma mais assertiva.

Marketing

O chatbot pode ser um super aliado ao time de marketing! Ou seja, além de se conectar com o consumidor de forma mais efetiva que o e-mail e mais personalizada que pelas redes sociais, as chances de o número de vendas crescer, é bem grande.

Ferramentas devem aproximar empresa e consumidor

Ainda existem outras opções para usar os chatbots e, provavelmente, novidades não faltarão.

Por isso, o importante é que esses softwares sejam vistos como um meio de aproximação entre empresa e cliente. Afinal de contas, ele facilita o contato ao receber um número grande de solicitações e processá-las com facilidade.

A modernização dos meios de contato é inevitável e, com o crescimento das empresas, automatizar processos é uma das melhores opções para manter um bom relacionamento.

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