fbpx
Pessoa usando celular falando com chatbot

Otimize seu negócio com os Chatbots

4 min de leitura

Os Chatbots são ferramentas tecnológicas que vem mudando a maneira como as empresas se relacionam com os seus clientes. Isto se deve graças à combinação de disponibilidade constante e tempo de resposta quase imediatos. 

Na era da comunicação instantânea, ninguém quer levar horas para ser respondido. Por isso, empresas precisam estar constantemente online para dar a devida atenção aos seus clientes.

Sabemos que nem sempre isso é possível, visto que as funções se acumulam e ter um braço humano tomando isso para si 100% do tempo é inviável. Por isso, investir em chatbots pode ser a solução para essa questão.

Continue lendo para saber mais!

O que são Chatbots?

Caso você não esteja inteirado no assunto, os chatbots servem para otimizar as conversas. Ou seja, o robô se conecta às suas redes e/ou site e tem a função de manter uma conversa com seu público.

Dessa forma, além dos seus clientes não se frustrarem com a falta de atenção, o relacionamento saudável é mantido.

Contudo, apesar do chatbot ser uma mão na roda, ele não substitui o trabalho humano e é preciso ter isso bem claro ao começar a usá-lo.

A ferramenta ajuda na hora de responder dúvidas frequentes e, em alguns casos, realizar vendas. Mas, existem certas ações que somente pessoas conseguirão resolver.

Portanto, saber disso é ótimo para acalmar quem está nessa função diariamente. Dessa forma, essa tecnologia suaviza a rotina ao tirar um peso de cima dos funcionários responsáveis. É um complemento para um bom serviço.

Onde e como posso usá-lo?

Se você tem um grande número de acessos as suas plataformas e uma quantidade limitada de pessoas para atender essas demandas, vale instalar um chatbot para te auxiliar.

Empresas como a ZenDesk e Ubots possuem diferentes modelos que podem ser personalizados conforme a necessidade da empresa.

Chatbot e inteligência artificial
Chatbots pautados em Inteligência Artificial são tendência da área

Inteligência artificial aprimora o modelo

Seguindo uma das maiores tendências da tecnologia hoje, esse chatbot leva em consideração as palavras usadas na conversa para uma resposta mais precisa e personalizada.

Chatbots com IA funcionam a partir de regras

A base desse chatbot vem de regras pré-estabelecidas. Ou seja, por meio das frases ditas pelo usuário, ele se conecta a uma base que possui palavras chaves cadastradas.

Independente do estilo que você escolher, é importante que as pré-definições sejam feitas da melhor forma possível. Por isso, quanto mais informações o chatbot tiver antes de começar a rodar, melhor ele atenderá ao público.

Agora, as formas de uso são várias e você pode adequá-lo à sua necessidade:

Atendimento ao cliente

Essa é, geralmente, a aplicação mais utilizada dos chatbots. Como falamos acima, ter uma automação que dá atenção aos clientes reduz o tempo de espera. Além disso, melhora o fluxo de comunicação entre a empresa e seu consumidor.

Reservas e pedidos

Os pedidos via chatbot acontecem com mais rapidez e garantia de atendimento. Além disso, as sugestões para o cliente podem ser personalizadas e feitas de forma mais assertiva.

Marketing

O chatbot pode ser um super aliado ao time de marketing! Ou seja, além de se conectar com o consumidor de forma mais efetiva que o e-mail e mais personalizada que pelas redes sociais, as chances de o número de vendas crescer, é bem grande.

Ferramentas devem aproximar empresa e consumidor

Ainda existem outras opções para usar os chatbots e, provavelmente, novidades não faltarão.

Por isso, o importante é que esses softwares sejam vistos como um meio de aproximação entre empresa e cliente. Afinal de contas, ele facilita o contato ao receber um número grande de solicitações e processá-las com facilidade.

A modernização dos meios de contato é inevitável e, com o crescimento das empresas, automatizar processos é uma das melhores opções para manter um bom relacionamento.

Esse artigo foi útil?

Usuários que acharam útil: 6 de 7

Gostou? Compartilhe!

Pode ser que você goste...

O que é copywriting e como aplicá-lo em sua estratégia de marketing e vendas

5 min de leitura Você já ouviu falar do poder do copywriting para alavancar vendas? Se ainda não ouviu, está perdendo uma grande oportunidade de incrementar sua estratégia de conteúdo voltado para conversão. Usado desde 1828 por redatores publicitários com o intuito de atrair e convencer potenciais clientes, o copywriting pode ser a peça que […]

 - 5 min de leitura

O copywriting é uma técnica textual conhecida como a arte da persuasão

Cadastre-se em nossa newsletter
para receber conteúdo exclusivo.

Cadastro realizado com sucesso!

Você começará a receber as newsletter mensais da Parceira de Negócios em sua caixa de entrada.

Coleta de cookies

Em acordo com a Lei Geral de Proteção de Dados, informamos aos nossos leitores que o Blog Parceira de Negócios coleta cookies. As informações são utilizadas para melhorar a experiência de navegação e tornar nossso conteúdo cada vez mais útil e assertivo. Ler declaração de cookies

Ler declaração de cookies