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Homem analisando quadro scrum feito com post its em uma parede

Scrum: aumente a produtividade com metodologias ágeis

6 min de leitura

Scrum é uma metodologia que está ganhando cada vez mais espaço no meio empresarial. Independentemente do tamanho do seu negócio, ela traz resultados impressionantes.

Principalmente no que diz respeito à produtividade e execução de tarefas em tempo hábil. Isso porque com a  técnica é possível melhorar a percepção sobre quais tarefas precisam ser priorizadas a longo prazo.

Além disso, o Scrum ajuda a definir quais obrigações podem ser negociadas ao longo do desenvolvimento de projetos. E sabemos que esta é uma reclamação muito comum nas empresas.

Melhore os processos do da sua empresa

Você tem a sensação que as pendências aumentam constantemente? Parece familiar?

O Scrum pode ajudar na solução desse problema. É o que mostra o Relatório de tendências do Scrum Master para 2019 realizado em 13 países diferentes.

De acordo com o relatório, 58% das empresas entrevistadas passaram por uma transição para o uso de métodos ágeis em seus procedimentos de trabalho e melhoraram seus processos.

Contudo, a tendência é que o uso do Scrum no mundo corporativo continue a crescer. Mas você sabe como iniciar essa metodologia na sua empresa?

Homem analisando tarefas em quadro Scrum
No Scrum os projetos são divididos em ciclos – Sprints – que podem ser divididos entre mensais, semanais ou quinzenais

O que é o Scrum?

O Scrum nasceu dentro do mundo de TI e deu tão certo que foi adotado por outras áreas devido ao seu caráter ágil, flexível e dinâmico de gestão e planejamento.

Assim, os projetos são divididos em ciclos conhecidos como Sprints. Eles podem ser divididos entre mensais, semanais ou quinzenais.

As Sprints representam um conjunto de atividades que deve ser executado ao longo de um período de tempo. Ou seja, elas dão a toda equipe um panorama mais acertado do andamento das tarefas e das pendências.

Muito importante para a Sprint está o Product Owner (PO, em português chamado de Dono de Produto), que é a pessoa responsável pela definição das prioridades do planejamento e balanceia as demandas, negociando prazos com o cliente e o time.

Ao longo dos outros dias, os colaboradores se encontram para uma breve reunião – normalmente de manhã. Portanto, o objetivo é comunicarem o que foi feito no dia anterior, identificar possíveis obstáculos e priorizar o trabalho do dia que está se iniciando.

Benefícios do método

A metodologia Scrum é regida por três pilares principais: Transparência, inspeção e adaptação. Entretanto, as vantagens deste método vão muito além.

Confira abaixo!

  1. Transparência e inspeção: No Scrum, todos os envolvidos detêm as informações precisas sobre os processos, desenvolvimento, entregas, status e feedbacks. Além disso, os projetos são inspecionados o tempo todo para que a equipe possa saber em que fase ele está, quem está fazendo o que, qual o próximo passo etc.
  2. Adaptação Constante: O aspecto flexível do Scrum é o que o fez ser adotado por tantas áreas. Nesse sentido, o planejamento e o desenvolvimento podem ser adaptados à realidade de sua empresa e do seu produto, e do andamento da execução das tarefas.
  3. Agilidade: O Scrum elimina as possíveis distrações e desperdícios de tempo, focando no essencial. Dessa forma, é garantida a otimização dos resultados e um fluxo de trabalho mais organizado e dinâmico, aumentando a produtividade .
  4. Motivação: O Scrum estimula a comunicação e a colaboração constante entre os membros da equipe, mantendo a motivação para buscar um melhor desempenho. Além disso, a entrega constante possibilita maior interação com o cliente e abertura para feedbacks, permitindo ajustes imediatos.

Ou seja, o Scrum incentiva as equipes a serem multidisciplinares e responsáveis.

Vale lembrar ainda que existem diversos tipos e usos de metodologias ágeis que são amplamente adotados pelas empresas. Todas servindo a um propósito e demanda específica, mas que podem ser adaptados de acordo com o resultado que você quer alcançar.

Mulheres discutindo conteúdo em frente a parede com post its
No Scrum existem processos básicos que qualquer negócio pode adotar e adaptar conforme suas necessidades

Na prática: como tornar sua empresa mais produtiva

Em uma empresa, existe um responsável por cada etapa do projeto e cada setor fica encarregado de uma função.

O mesmo ocorre no Scrum. No entanto, mais do que isso, existem também processos básicos que qualquer negócio pode adotar e adaptar conforme suas necessidades.

Separamos alguns deles para você começar!

Dividir o trabalho por Sprints

Tudo começa com uma lista (backlog). É ela quem concentra as tarefas existentes, ordenadas por prioridade e prazo, caso tenham.

Posteriormente, é realizado a Sprint com a equipe onde ocorrem as definições de entrega.

Contudo, é importante lembrar que é o próprio time que se compromete com a entrega daquilo que julga possível para uma Sprint. E que, após esta definição, deve haver o mínimo de alteração possível.

Após o início de um ciclo, fica mais difícil coordenar estes pedidos de mudança e todo o projeto pode ser prejudicado.

Reuniões diárias/ semanais

Quem disse que reuniões são desnecessárias, certamente, não conhece o Scrum.

Com encontros diários e/ou semanais – que não devem durar mais de 15 minutos – todo o time tem um panorama do andamento das tarefas de cada um.

Contudo, os membros presentes devem ter em mente três perguntas para responderem:

– O que você fez desde o último encontro?

– O que você planeja fazer para este Sprint?

– Quais problemas estão impedindo ou podem impedir seu trabalho de continuar?

Portanto, essas questões devem ser endereçadas individualmente em outro momento. Afinal, o objetivo das reuniões é manter o foco, a objetividade e a transparência.

Planejamento da Sprint

Após o PO apresentar as entregas e prioridades para a equipe, todos os membros definem o que se sentem seguros para entregar até o final do período de Sprint.

Cada item recebe uma estimativa de tempo e/ou urgência, ainda mais em se tratando de prazos.

Revisão e Retrospectiva da Sprint

Na revisão da Sprint, ocorre a entrega e a apresentação do produto/resultado final aos coordenadores/ líderes da equipe. Nem sempre é possível, mas envolver o cliente pode ser bom para ter um feedback mais coerente e alinhado com suas expectativas.

Enquanto na retrospectiva, todo o time pode levantar pontos do que funcionou ou não na Sprint passada. Nesta etapa, a equipe se une em prol de solucionar problemas ou evita-los no ciclo seguinte.

Em resumo, o ideal é entender os princípios do Scrum e ver o que se encaixa no seu negócio.

Assim, você pode organizar e aprimorar sua forma de trabalhar levando em consideração o tamanho da sua equipe, o tipo de contratação que a sua empresa adota ou os tipos de serviços que você presta, por exemplo.

E você, já conhecia o Scrum? Que tal fazer um teste e observar os resultados?

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