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Saiba como manter a segurança da informação na empresa durante a pandemia

Segurança da informação para empresas: veja como se proteger na pandemia

5 min de leitura

Nos últimos anos, observamos o movimento do mercado em relação ao modelo de trabalho tradicional. O formato presencial deixou de ser regra para diversas empresas (no Brasil e no mundo) muito antes da pandemia do coronavírus bagunçar nossas rotinas.

O home office e o modelo híbrido, entretanto, vieram acompanhados de desafios para as empresas – principalmente as que lidam com dados sensíveis de clientes.

Agora, além da proteção aos funcionários, os empreendedores precisam adicionar mais alguns itens à lista de preocupações: entre eles, a segurança da informação. E é sobre isso que falaremos neste artigo. Confira!

Por que é necessário investir na proteção dos dados do seu negócio?

Com a adoção emergencial do home office, muitos colaboradores passaram a usar seus computadores e redes de internet para trabalhar. Ou seja, o profissional e o pessoal acabam por se misturar em seus aparelhos.

Essa medida requer cuidados extras para garantir, à distância, a segurança da informação para a empresa. Como buscamos nos atualizar constantemente sobre o que está acontecendo no mundo, muitos hackers podem se aproveitar desse interesse não só para divulgar notícias falsas, mas também para instalar vírus e outras armadilhas virtuais.

Leia também: Tudo o que você precisa saber sobre segurança cibernética nas empresas.

Então, como as empresas que adoraram o trabalho de casa podem manter seus dados sempre protegidos?

5 dicas para proteção de dados corporativos no home office

1. Use redes privadas para proteger informação de clientes e da empresa

Primeiramente, estabelecer uma conexão segura é fundamental para proteger as informações da empresa – que também incluem os dados pessoais dos consumidores, assegurados pela LGPD.

Desse modo, forneça uma VPN (sigla em inglês para rede virtual privada) para seus colaboradores. Ela encriptará o conteúdo trocado entre as equipes, evitando que sejam interceptadas.

Aliás, muitas vezes a VPN pode ser configurada no próprio computador ou notebook, o que facilita seu uso. Portanto, não deixe de investir!

Leia também: O que é LGPD e como ela impacta as pequenas e médias empresas?

Serviços em nuvem são aliados da segurança da informação durante o home office
Serviços em nuvem são aliados da segurança da informação durante o home office

2. Utilize serviços em nuvem para manter seus dados seguros

Fornecer um ambiente seguro para armazenar documentos, cadastros de clientes e outros arquivos durante o home office também é necessário.

Os serviços de nuvem (também chamados de cloud) são uma solução em alta no mercado. Eles podem ser acessados de qualquer lugar e oferecem sincronização com os outros computadores da empresa, servindo de backup. Além disso, costumam ter interfaces intuitivas e fáceis de usar.

3. Defina ferramentas oficiais de trabalho e restrinja o uso das não confiáveis

Para vencer os desafios do trabalho à distância, muitos colaboradores apostam em novas ferramentas para gerenciamento de tarefas, transferência de arquivos e chamadas de vídeo.  Porém, a utilização de canais não oficiais pode ser um risco aos dados corporativos – já que não temos o hábito de ler os termos de uso das ferramentas. Escolha cuidadosamente as ferramentas que seu negócio precisa para se manter produtivo e compartilhe as opções com seus colaboradores para que sejam adotadas por todos, minimizando os riscos de segurança.

4. Utilize métodos de autenticação de identidade alternativos

Em um ambiente físico de trabalho, é possível monitorar quem entra e sai da sua empresa. No home office, porém, o acesso a computadores e telefones corporativos nem sempre é limitado ao colaborador – o que pode representar um risco às informações sigilosas do seu negócio. 

Além da adoção de usuários e senhas individuais para o uso de ferramentas importantes, considere investir em métodos de autenticação de identidade que dificultem o acesso de terceiros: envio de códigos de segurança via SMS e notificações por push estão entre os formatos mais comuns!

5. Oriente seus colaboradores quanto à segurança da informação

Os empreendedores podem ainda investir em pacotes de segurança para o negócio, que contemplam todos esses serviços por um preço acessível.

Orientações sobre a importância da segurança da informação devem vir sempre pelos canais de comunicação oficial da empresa. Os dados são uma responsabilidade coletiva e cada colaborador tem um papel fundamental em sua proteção!

Uma prática muito comum em grandes corporações e que pode inspirar também pequenas e médias empresas é o desenvolvimento de certificações e políticas internas. Esse tipo de guia serve para informar os colaboradores sobre os riscos no ambiente digital, além de evidenciar o código de conduta da empresa sobre o assunto. 

E você, tem alguma dica de segurança para compartilhar com outros gestores? Deixe um comentário abaixo!

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