SEO: sua empresa no topo das buscas do Google
Uma das melhores formas de fazer com que sua empresa apareça no topo das buscas do Google é investir em Otimização para Mecanismos de Buscas, também conhecido como SEO. Na busca por visibilidade online, muitos negócios acabam optando pela criação de blogs, já que é um canal de comunicação fácil e acessível.
Essa estratégia ajuda a atrair potenciais clientes de forma orgânica e ainda possibilita te tornar uma figura de autoridade, ou seja, uma referência na área em que atua.
De acordo com pesquisa da Smartinsights sobre mecanismos de pesquisa:
- 81% dos usuários fazem pesquisas online sobre um produto ou serviço;
- 73,34% das buscas são feitas no Google.
Por isso, nessa postagem, será explicado o que é o SEO e como ele pode ajudar a sua empresa a se destacar nas buscas do Google. Leia mais!
O que é e quais os benefícios do SEO nas buscas do Google?
O SEO (sigla em inglês para Search Engine Optimization) é um conjunto de práticas criadas para facilitar a organização dos conteúdos online e, assim, facilitar as buscas no Google. É uma das estratégias dentro do marketing digital mais utilizada pelas empresas, não importa o seu porte.
Com o SEO você pode gerar mais leads – clientes em potencial – para determinado produto, educar o mercado sobre o seu negócio, cativar clientes e muito mais!
Boas práticas de SEO para buscas no Google
O ideal é que você esteja sempre atento às mudanças do mercado em relação a esta ferramenta de otimização de buscas no Google. Afinal, as estratégias se atualizam a cada instante.
Assim, ao adotar boas práticas de SEO na produção de seus conteúdos, você consegue apresentar, engajar e vender melhor seus produtos para qualquer pessoa.
Defina um público-alvo e escreva focado nele
É uma das dicas mais simples, mas que muitas empresas deixam de lado e acabam prejudicadas. Afinal, uma produção de conteúdo certeira é aquela feita para um público específico.
Dessa forma, você não corre o risco de produzir materiais tão extensos na esperança de alcançar o maior número de perfis com uma coisa só. Por isso, ao escrever um texto, tenha em mente com quem a sua empresa quer falar.
Existem diversas pesquisas de persona para conhecer mais sobre a sua audiência. Assim, você pode utilizar essas informações para pensar nos temas que quer abordar e na maneira como vai produzir o texto.

Encontre tendências e assuntos relevantes
Ao entender o seu público-alvo, você consegue ter um panorama mais detalhado de quais são as dores dele. Porém, é preciso ir além se quiser que o blog da sua empresa seja relevante nas buscas do Google.
Por isso, usa-se frequentemente o Google Trends para buscar tendências e os termos (conhecidas como Keywords ou palavras-chave) que estão sendo mais utilizados nas pesquisas do Google. A partir dessas informações, você pode planejar sua produção de conteúdo a respeito do tema escolhido.
Faça um planejamento dos assuntos a serem discutidos
Para ajudar na organização dessa parte, muitas empresas utilizam um calendário comercial. Ou, ainda, utilizam um calendário editorial com a relação de todos os assuntos que já foram discutidos ou que poderiam ser interessantes para o seu negócio.
Com isso, especialmente se você adotar um blog, consegue-se evitar repetições de tópicos, ver com antecedência o que precisará para desenvolver textos melhores e determina a frequência que irá publicar um texto. No caso de e-commerces e sites institucionais, é possível visualizar temas centrais que podem ajudar a destacar produtos, serviços e campanhas de divulgação.
Para o SEO e as buscas no Google, é muito importante que a produção de conteúdo seja feita com certa regularidade. Portanto, defina a periodicidade das suas postagens, ou seja, se a produção e publicação serão diárias, semanais ou se em dias específicos o blog da empresa terá novos textos.
Deixe seu conteúdo relevante
Ao incluir vídeos, áudios e imagens nas postagens, o texto se torna mais interessante para o leitor. Ainda, esse tipo de conteúdo contribui para o SEO do blog da sua empresa e dá mais chances de você atingir os objetivos do seu negócio.
Outra forma de deixar seu conteúdo mais relevante é o uso de links em seus textos, prática conhecida como link building. No início, é comum usar links externos, mas ao longo da vida do blog, você notará que ele também tem uma série de posts que podem informar o leitor. Dessa maneira, as pessoas ficarão mais tempo no seu site, o que também contribui no ranking de buscas do Google.
Gostaram das dicas? Não perca tempo e adote o quanto antes as práticas de SEO na rotina da sua empresa e veja o seu negócio aparecer no topo das buscas do Google!
Esse artigo foi útil?
Usuários que acharam útil: 1 de 1