Tendências para o marketing digital 2020
Acompanhar as tendências do marketing digital é essencial para manter sua marca relevante. Afinal de contas, a estratégia pode ser um diferencial para que você se comunique melhor com o seu público e alavanque seus negócios.
Portanto, confira nossas dicas de ferramentas e as principais tendências de marketing digital para este ano!
1. Humanização
Embora seja um ponto já debatido na área, diversas empresas esquecem de humanizar o conteúdo que fazem. É importante estar atento: essa é uma das principais tendências de marketing para este ano!
Tenha em mente que, da mesma forma que existe uma pessoa produzindo esse material, existe outra que irá consumi-lo. O que essa pessoa precisa? Quais são suas dores? Como posso ajudá-la?
É essencial que não pensemos somente na quantidade quando escrevemos um e-mail ou um post em uma rede social. Ou seja, independentemente do número de pessoas que serão alcançadas, cada uma tem uma percepção diferente.
Quanto mais consumidores você conquista, mais fidelização a sua empresa terá. O importante é: humanize seu processo para que haja uma identificação.
2. Experiência do cliente
A experiência do cliente é outra tendência no marketing digital em 2020. Por isso, é muito importante que seu conteúdo e suas plataformas (sites, apps, redes sociais, e-mail marketing…) sejam feitos de forma personalizada.
O sucesso de uma marca está diretamente ligado a como seus consumidores se sentem em relação a ela. Ou seja, para provocar essa conexão, é preciso entender quem está comprando de você.
Além disso, os sites estão cada vez mais direcionados a proporcionar uma experiência única para cada usuário. Dessa forma, os produtos oferecidos serão mais ligados ao que ele realmente procura.

3. Conteúdo em áudio
A busca por voz é uma das tendências de marketing digital para os próximos anos. O fato de podcast ter virado febre em 2019, de acordo com uma matéria do jornal O Globo, prova esse ponto. Por isso, se você deseja manter a fidelidade do seu público, precisa considerar a produção de conteúdo em áudio.
E, quando falamos sobre esse assunto, não estamos necessariamente falando de podcasts. Vale também colocar como opção um player na matéria para que a pessoa escute, caso não deseje ler. Torne seu site adaptável – e mais do que isso, acessível – para o leitor.
4. Marketing de influência
Costumamos levar em consideração a opinião das pessoas que gostamos ou que temos como referência. É assim na vida pessoal e na profissional também.
Por isso, é importante que empresas continuem (ou comecem) a investir na tendência da influência quando se trata de marketing digital.
Novos influenciadores digitais aparecem a cada dia no Instagram. Por isso, é essencial que as marcas saibam identificar quais tem mais relevância no nicho que querem alcançar.
As dicas acima representam algumas das tendências de marketing digital que consideramos mais importantes para 2020. Tente adaptá-las ao seu negócio e veja o que o marketing bem feito pode fazer por você!
Esse artigo foi útil?
Usuários que acharam útil: 9 de 9