Marketing mobile: ganhe destaque com o celular
As estratégias de marketing mobile tornam-se cada vez mais importantes para as empresas. Afinal, os celulares já fazem parte da vida das pessoas quase 24h por dia.
De acordo com a Pesquisa Anual de Administração e Uso de Tecnologia da Informação nas Empresas, realizada pela Fundação Getúlio Vargas de São Paulo (FGV-SP), em outubro de 2019, o Brasil atingiu a marca de 228,3 milhões de telefones celulares.
Esse dado coloca em destaque o levantamento da consultoria Oliver Wyman. De acordo com ele, 43% dos brasileiros, os celulares são indissociáveis de suas vidas e também afetam seu processo de compra.
Além disso, conclusões do estudo Global Consumer Insights 2019, elaborado pela PwC, sugerem que os clientes têm gastado mais e frequentemente pelo celular por ano do que pelo computador.
O relatório mostra ainda que só entre 2014 e 2018 o número de pessoas que compram pela internet subiu de 58% para 65%.
Portanto, saiba mais sobre essa estratégia!

O que é o Marketing Mobile?
Mas mais do que apenas adquirir, os consumidores querem entender tudo sobre o produto e determinar se ele é ou não é apropriado às suas necessidades.
E o Marketing Mobile é a forma encontrada por diversos negócios para atender essas demandas e se aproximar de seus consumidores. Ou seja, de estar sempre em contato com o público-alvo de maneira rápida, eficiente e mais barata que o marketing convencional.
Contudo, vale ressaltar que boa parte das tecnologias envolvidas na estratégia é de fácil uso e baixo custo ou até gratuitas. Como, por exemplo, as redes sociais, serviços de SMS e parcerias com aplicativos ativados por geolocalização.
Portanto, o Marketing Mobile acaba se tornando essencial para as empresas.
Quais são os benefícios?
Assim, ao adotar estratégias efetivas de Marketing Mobile, sua empresa garante que sua comunicação seja próxima e acessível. Confira outras vantagens dessa tática:
1 – Atrair consumidores
A criação de campanhas criativas para a divulgação dos seus produtos e serviços atinge um público muito maior com o Marketing Mobile. Além disso, você pode até mesmo chegar a outras cidades.
2 – Melhorar sua comunicação com o público
Seu cliente, ao menor sinal de dúvidas, pode entrar em contato e ser atendido prontamente.
3 – Mensurar de forma simplificada
As plataformas de marketing mobile têm ferramentas com métricas próprias, que ajudam a medir a eficácia do serviço prestado.
Assim, o empreendedor entende facilmente qual é o retorno do investimento. Além de descobrir quais estratégias trazem mais lucro ao seu negócio.
Estratégia pode impulsionar seu negócio
Hoje, existem diferentes ferramentas digitais que podem te ajudar a usar os celulares a favor da sua empresa. Conheça algumas delas:
Geolocalização
Uma possível estratégia de marketing mobile que você nem se dá conta de que usa é a Geolocalização. Afinal,a tecnologia GPS vem incorporada nos smartphones.
Além de suas funcionalidades óbvias, ele permite uma melhor segmentação de campanhas e anúncios de acordo com o bairro ou cidade. O que é ótimo para as empresas com um endereço físico.
Assim, quem não conhece o seu negócio pode encontra-lo facilmente se estiver em busca de lugares próximos ou fazendo uma pesquisa de mercado.
Bluetooth
Ainda usando uma ferramenta dentro dos smartphones, o Bluetooth Marketing utiliza o compartilhamento de arquivos para divulgação dos serviços e produtos para quem está perto do local. Uma das vantagens desta prática é que ela é totalmente gratuita.
Whatsapp e SMS
Semelhante ao E-mail Marketing, o uso de SMS e WhatsApp para impulsionar as suas vendas também está crescendo. Ela é uma ótima estratégia para manter um canal de relacionamento com o cliente aberto e ativo.
Mas atenção: É importante que a sua lista de contatos tenha dado a permissão para receber estas mensagens.
Sites responsivos
O uso das redes sociais a seu favor com a criação de campanhas e anúncios já é muito conhecido. Contudo, poucos entendem a importância de se ter um site responsivo e intuitivo.
Quando um consumidor em potencial acessa a página da sua empresa, a primeira impressão é a que conta. Por isso, ao falarmos de marketing mobile, é importante que você invista em um site dinâmico e que se adapte bem a diferentes tamanhos de telas.
QR Code
Outra estratégia de marketing mobile muito usada é o QR Code Marketing. Nela, códigos de barras bidimensionais armazenam dados e as empresas aproveitam para divulgar em mídias físicas ou digitais o seu negócio, aumentando o engajamento de consumidores potenciais.
A vantagem para os clientes é conseguir um grande fluxo de informações ao alcance de poucos toques.
Ações não devem ser invasivas
Não importa o tamanho do seu negócio, com certeza você quer que ele cresça e prospere. Afinal, os smartphones estão nas mãos dos seus futuros clientes e são as melhores plataformas para aproximar você do seu público-alvo desejado.
Por isso, é importante ter em mente que você não seja intrusivo ao adotar a estratégia de marketing mobile. Afinal de contas, ao mandar mensagens sem permissão, você pode criar uma imagem negativa da sua empresa, além de poder estar se esforçando para atingir um cliente que não tem interesse no seu produto/ serviço.
Diante de tantas possibilidades, que tal aproveitar essa ferramenta poderosa para melhorar os resultados da sua empresa?
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