Mulher usando o computador em uma loja de roupas
 

Empreender no Brasil: o que você precisa saber para começar

3 min de leitura

Está pensando em empreender no Brasil, mas não sabe exatamente por onde começar? Para abrir uma empresa com segurança – e assim garantir um negócio duradouro – é importante entender também o mercado em que você está se inserindo. Apesar das dificuldades econômicas enfrentadas pelo país, existem muitas oportunidades para os empreendedores brasileiros.

Confira um panorama desse cenário e algumas dicas para embarcar nessa jornada!

Entenda qual é o cenário para empreender no Brasil

Uma pesquisa da consultoria McKinsey apontou que somos um país de empreendedores: quase 40% dos brasileiros economicamente ativos são donos de um negócio próprio. Muitos deles vieram do chamado empreendedorismo de necessidade – ou seja, abriram uma empresa por conta da falta de oportunidades de emprego ou para sair da informalidade.

Além da grande quantidade de negócios, também há quem queira investir em novas empreitadas. A mesma pesquisa da McKinsey aponta que cerca de 3,85 bilhões de reais foram investidos nesse mercado no ano passado. 

O cenário do empreendedorismo no Brasil é, portanto, bastante animador e promete crescer nos próximos anos. É importante lembrar que micro, pequenos e médios negócios também geram oportunidades – eles empregaram mais de 30 mil pessoas em 2018.

Burocracia: burlando uma das principais dificuldades para empreender no Brasil

Mesmo com o mercado aquecido, a burocracia permanece sendo uma das maiores dificuldades do empreendedorismo no Brasil. O processo para abrir uma empresa por aqui leva em média 79 dias, enquanto em outros países o tempo é de apenas 5 dias.

Antes de empreender, é necessário também verificar a disponibilidade do nome que você quer, buscar os critérios para concessão de um alvará de funcionamento e registrar sua empresa perante a Junta Comercial da sua cidade. Além disso, fique atento aos documentos necessários, como o contrato social.

Não desanime: esta é apenas uma parte pequena da gestão de sua empresa e, com um pouco de organização, pode ser resolvida sem muitos entraves. Instituições como o SEBRAE oferecem livros e cursos online que podem te ajudar nesse momento!

Impostos: novos empreendedores devem ficar atentos aos tributos que devem pagar

Você sabia que o Brasil está entre um dos países que mais coletam impostos no mundo? É importante estar atento a eles enquanto empreendedor, já que não realizar os devidos pagamentos têm consequências jurídicas. Para não correr riscos de perder alguma data, o ideal é montar um planejamento financeiro e tributário.

Uma pequena empresa registrada no regime Simples Nacional, por exemplo, deve pagar o Documento de Arrecadação Simples (DAS), que inclui outros tipos de impostos no cálculo. Lembre-se de verificar quais são os correspondentes para o seu tipo de empresa!

Governo brasileiro também busca incentivar novos empreendedores

A boa notícia é que, hoje, o governo brasileiro se posiciona como um parceiro dos novos negócios. Além de oferecer programas de aceleração para micro e pequenas empresas, instituições como o BNDES e o FINEP têm fundos para financiá-las. Além disso, está mais fácil conseguir linhas de financiamento – com condições acessíveis – para criar e manter seu próprio negócio.

Empresas e premiações também dão subsídios para o empreendedorismo

Algumas empresas e faculdades também têm programas regionais de incentivo a empreendedores. Eles funcionam como “incubadoras”, em que os participantes recebem consultoria personalizada para diferentes áreas de seu negócio, tudo com o objetivo de acelerar seu crescimento.

Além disso, essas instituições muitas vezes patrocinam prêmios para a área de empreendedorismo, que também recompensam os idealizadores com subsídios para seus negócios. Alguns deles são: o SEBRAE Prefeito Empreendedor, o prêmio Empreendedor Social e o prêmio Santander Banespa de Empreendedorismo. Vale ficar de olho nas iniciativas disponíveis na sua região!

Esse artigo foi útil?

Usuários que acharam útil: 6 de 6

Pode ser que você goste...

Reforma da Previdência 2020: o que muda para pequenas e médias empresas?

Veja quais são as novas regras da reforma da previdência e entenda como elas impactarão os empreendedores e pequenos negócios

 - 4 min de leitura

Moedas que refletem o fluxo da economia

Cadastre-se em nossa newsletter
para receber conteúdo exclusivo.