Homem apresentando ideia a um grupo
 

Marketing digital: o que é e em quais estratégias devo investir?

4 min de leitura

Você sabe o que é marketing digital? A estratégia que combina presença nas mídias sociais, sites e atividades e técnicas online tem o intuito de gerar novos negócios, melhorar a imagem da marca e criar relacionamento com seus clientes.

Uma boa estratégia de marketing digital pode atrair clientes, fidelizar os que você já tem e até mesmo aumentar suas vendas. Quer aprender mais sobre o tema? Listamos algumas técnicas e ferramentas que podem ajudar seu negócio a crescer cada vez mais. Confira!

Por que investir em Marketing Digital?

A digitalização é a palavra do momento, mas ela não é uma realidade apenas para as grandes empresas. De acordo com a pesquisa “Transformação Digital nas MPE”, realizada pelo Sebrae entre 2015 e 2018, os micro e pequenos negócios apostaram na informatização. Os dados mostraram que 72% do segmento usam o WhatsApp para se comunicar com clientes e 40% têm perfil no Facebook.

Invista em perfis nas mídias sociais

Você sabia que, segundo a pesquisa We Are Social, 66% da população brasileira usam as redes sociais? Para marcar presença no universo digital, é fundamental que pequenas e médias empresas estejam nessas plataformas – justamente onde estão seus consumidores e potenciais clientes. Use-as para mostrar seus serviços e produtos e interagir com os usuários. A maioria delas é gratuita, então aproveite-as ao máximo!

Antes de criar suas páginas, avalie as redes sociais que mais combinam com o perfil do seu negócio e do público que você quer atingir, porque isso garante uma presença digital forte e coesa, que resiste a tendências. Comece pelas redes mais populares entre os brasileiros – como Facebook, Instagram e Whatsapp. Normalmente, elas estão incluídas nos planos oferecidos por sua operadora e você pode navegar de forma ilimitada.

Sites também ajudam consumidores a se aproximar do seu negócio

Quantas vezes você procurou um serviço ou empresa na internet antes de comprar? Alguma vez desistiu porque não tinham um site – ou, se tinham, ele não passava segurança? Sim, seu cliente também faz o mesmo! Um bom site transmite credibilidade e pode atrair novos clientes para seu negócio, além de servir como um novo canal de vendas.

Diferente das redes sociais, onde tudo é mais curto e rápido, aqui há mais espaço e ferramentas disponíveis. Como você tem o controle do que é inserido, é possível detalhar os serviços que são oferecidos, valores da empresa, feedbacks de clientes e muito mais.

Mas atenção: é importante deixar o site com uma aparência mais profissional, já que ele funcionará como seu cartão de visitas. Hoje, existem ferramentas intuitivas para personalização de sites e lojas virtuais – em geral, baratas ou com bom custo benefício. Para clientes TIM, algumas delas ainda podem ser utilizadas com desconto.

Site pode se tornar portal de conteúdo na estratégia para o Marketing digital

Outra maneira de aproveitar seu site é usá-lo como plataforma de conteúdo, estratégia que contribui para seu crescimento de forma orgânica. Compartilhar artigos referentes a sua área ajuda a agregar valor aos serviços e produtos que você oferece.

Para se inspirar, confira os blogs do SEBRAE – referência para empreendedores – o da marca Pantys, do Nubank  e, também, o Parceira de Negócios.

Use smartphones e aplicativos a favor do atendimento ao cliente

Pesquisas da FGV mostram que há mais de 230 milhões de smartphones no Brasil, o que representa uma média de dois celulares por pessoa. Isso representa, portanto, uma oportunidade – celulares também podem ser parte da sua estratégia de marketing. Aplicativos de mensagens são bastante úteis para entrar em contato com seus clientes e agilizar seu atendimento.

O uso do Whatsapp, por exemplo, já é tendência em pequenas e médias empresas: segundo o SEBRAE, 72% delas já fazem uso do aplicativo nos negócios. A goiana Lunch Box, de marmitas saudáveis, contou à revista Pequenas Empresas, Grandes Negócios que 90% das suas vendas hoje vem de lá.

Promova mudanças na cultura de sua empresa

Além de buscar soluções digitais para otimizar partes do seu negócio – como o fluxo de caixa ou o controle de estoque – é importante conscientizar aqueles que trabalham com você sobre a mudança. Leve as discussões sobre mídias sociais e marketing digital para o ambiente de trabalho, incentivando que todos atuem como embaixadores do negócio.

Esse artigo foi útil?

Usuários que acharam útil: 15 de 16

Pode ser que você goste...

Como a Internet das Coisas ajuda Pequenas e Médias Empresas?

Saiba como a Internet das Coisas ajuda Pequenas e Médias Empresas nas mais diversas tarefas.

 - 5 min de leitura

Cidade conectada

Cadastre-se em nossa newsletter
para receber conteúdo exclusivo.