Mulher usando celular e notebook
 

Como o monitoramento de redes sociais ajuda sua empresa a crescer

3 min de leitura

As redes sociais dizem muito sobre a maneira com que os consumidores veem sua empresa. Por isso, fazer o monitoramento constante dessas plataformas – incluindo comentários, curtidas e outras métricas – deve ser parte da sua estratégia de marketing!

Hoje, contamos um pouco mais sobre essa prática, que tem se tornado cada vez mais comum entre as PMEs. Confira as melhores práticas  para monitorar suas mídias sociais!

Como fazer o monitoramento de redes sociais?

Pense nas plataformas em que sua empresa está presente: Facebook, Instagram ou até mesmo Twitter e Youtube. Este acompanhamento consiste em coletar e analisar, periodicamente, comentários, reações e outras interações de consumidores com sua marca nas redes sociais.

Esse processo precisa ser feito com frequência, observando as mudanças nos consumidores e reforçando sua presença no digital. Dessa forma, seu negócio também se coloca disponível para resolver, com rapidez, qualquer problema ou questão eventual.

Para começar, fique de olho em:

Estatísticas: muitas vezes, as próprias redes sociais fornecem dados sobre engajamento para perfis comerciais e profissionais. Em uma aba específica, é possível ver as variações em seus números e até mesmo os melhores horários para postagens.

Menções: verifique quem marcou sua empresa em fotos ou posts e em especial, o motivo dessa menção.

Hashtags: se você criou uma hashtag (#) específica para algum lançamento ou campanha, é importante acompanhar o desempenho dela nas redes.

Buscas pelo nome da sua empresa: use ferramentas como o Google Trends e o próprio buscador para mapear os assuntos que estão sendo relacionados ao seu negócio. Nesse momento, é importante incluir também possíveis variações e erros na grafia do nome da sua marca.

Dicas para acompanhar as redes sociais de sua empresa

Celular com ícones representando o Instagram

Sabemos que são muitas as informações para acompanhar, mas é nesse momento que a tecnologia entra em cena. Hoje, muitas ferramentas são capazes de automatizar o processo de acompanhamento, reunindo as métricas para comentários, curtidas e mais. Algumas delas são o SocialMention, Zendesk, o Livebuzz e o Scup.

Veja como responder a reclamações e comentários negativos de forma eficaz!

Durante o monitoramento de redes sociais, responda a reclamações com agilidade – mas tendo em mente a preservação da sua empresa. Seja educado, buscando entender a situação e fornecer as informações necessárias para resolver o problema. Dessa forma, é possível reverter a experiência negativa do consumidor!

Social Listening: olhar estratégico sobre as redes sociais promove melhorias na presença digital

Com acesso aos dados e estatísticas do monitoramento, é hora de usar esse material para desenvolver seu negócio. Afinal, as plataformas são um meio de contato direto com o consumidor: é por lá que eles expressam, em primeira mão, seus anseios e expectativas com relação ao produto ou serviço comprado.

Essas e outras métricas devem ser consideradas de forma estratégica – isto é, aplicadas de forma concreta na empresa. Essa prática é chamada de Social Listening e está crescendo entre as PMEs.

Por exemplo: você é dono de uma loja virtual de roupas e nota que, em um dos comentários em suas redes sociais, um cliente alertou sobre a fragilidade de suas embalagens. A partir disso, você pode verificar os procedimentos para envio e identificar onde está o possível problema – evitando assim, possíveis reclamações sobre a qualidade de seus produtos.

Pronto para usar a redes sociais a favor da sua empresa? Quais dessas estratégias você irá colocar em prática?

Esse artigo foi útil?

Seja o primeiro a votar neste artigo

Pode ser que você goste...

Ações no ponto de vendas fazem seu negócio crescer

Veja como aproveitar seu ponto de vendas, escritório ou sua loja ao máximo para atrair novos clientes e crescer ainda mais!

 - 3 min de leitura

Mulher à frente de loja com porta aberta

Cadastre-se em nossa newsletter
para receber conteúdo exclusivo.