Sala decorada para o Natal
 

Prepare-se para as vendas de Natal: veja como ganhar dinheiro neste fim de ano

4 min de leitura

Ganhar dinheiro extra é sempre uma ótima opção, especialmente quando se aproxima o Natal. Esta época representa um aumento de gastos por conta da ceia, presentes, viagem de férias e por aí vai – o que traz oportunidades para os empreendedores.

No entanto, é importante fazer uma análise cuidadosa do mercado para não haver equívocos quanto a sua aposta. Existe uma série de fatores que influenciam no sucesso do empreendimento como produto, serviço, preço, planejamento, controle financeiro, atendimento entre outros. Por isso, é necessário fazer um estudo minucioso sobre o seu negócio.

Segundo dados da Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo (CNC), o varejo brasileiro prevê o maior crescimento de vendas dos últimos seis anos para o período do Natal. A estimativa é arrecadar R$ 35,9 bilhões, o que representa 4,8% mais do que no ano passado.

O período de festas e férias demanda muitos serviços extras, por isso a dica é estudar seus produtos e serviços para entender como é possível alavancar as vendas e até mesmo adaptá-los para essa época do ano.  Reunimos algumas dicas para quem quer aumentar o faturamento da empresa nesse artigo. Confira abaixo!

Adapte o seu negócio para o clima natalino

As possibilidades são muitas, basta adaptar seu produto às festas de final e ano. Empresas do segmento de alimentação, por exemplo, podem repensar o seu cardápio e a variedade de serviços oferecidos com foco nas ceias de Natal e Ano Novo.

O setor de turismo também cresce consideravelmente neste período. Muitas pessoas aproveitam para viajar e passar a data com a família em outras cidades. Por isso, pacotes personalizados, passeios e excursões são serviços muito procurados para essa época. Para se destacar diante da concorrência, aposte em descontos especiais em pacotes família e até brindes de final de ano para seus clientes.

Bom atendimento é essencial para garantir as vendas de fim de ano

Nesta época do ano, a procura por serviços e produtos aumenta. Afinal, é um período repleto de confraternizações, festas e, principalmente, presentes. Para dar conta da nova demanda, pequenas e médias empresas devem priorizar seu atendimento para garantir a melhor experiência para o consumidor.

Lembre-se que são os pequenos detalhes que fazem a diferença em um mercado tão competitivo quanto o atual. Um atendimento de primeira e um serviço completo são fundamentais para o cliente ficar satisfeito e obter mais lucro. Esse cenário é mostrado pela pesquisa Customer Service Expectations Survey, realizada pela Gladly em 2018, onde 92% dos consumidores afirmam que deixariam de comprar produtos de uma empresa depois de uma experiência ruim no atendimento.

Por isso, investir em novas contratações e recrutar funcionários temporários para os meses de novembro a janeiro são boas medidas para garantir um atendimento eficiente. Apostar em treinamentos coletivos para lidar com o grande volume de clientes, produtos e vendas também pode auxiliar nesse período. Essas estratégias são a chave para o sucesso de sua temporada de final de ano!

Ofereça vantagens, como cashback, para seus clientes no Natal

Graças à tecnologia, hoje em dia, é muito comum encontramos aplicativos que devolvem parte do valor que você gastou na compra – prática conhecida pelo nome popular de cashback. E essa novidade também pode ser um diferencial para sua empresa!

O dinheiro depositado nesses apps pode ser usado para enviar a outros usuários ou resgatar para a sua conta bancária, sem qualquer custo. Alguns também lançam promoções onde você consegue realizar pagamentos que rendem cashback de 10, 20 e até 50% do valor original. O percentual que o usuário recebe de volta, portanto, varia de acordo com o estabelecimento e o produto.

A vantagem para o consumidor é muito clara: economizar ao fazer compras. Estar numa plataforma de cashbak garante maior exposição da marca na internet. Ou seja, a loja ganha mais um ponto de contato e canal de comunicação com o consumidor.

E você, quais das estratégias vai implementar na sua empresa?

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