Mulher usando computador para pagar contas
 

Quanto custa abrir uma empresa? Veja quais são as despesas iniciais de um negócio

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Quanto custa abrir uma empresa? Esta é, com certeza, uma das principais dúvidas dos novos empreendedores. Afinal, são muitos os detalhes a serem considerados nesse momento: impostos, registros, investimentos para manter o negócio girando nos primeiros meses, despesas trabalhistas…

Para te ajudar a se organizar, preparamos um guia completo sobre os gastos iniciais de uma empresa. Confira!

Existe um valor fixo para abrir uma empresa no Brasil?

Não existe um investimento fixo nesse primeiro momento, porque o custo total depende de taxas estaduais – ou seja, tarifas que são cobradas por cada estado e, por isso, tem um valor variável. Ainda assim, existem algumas despesas que são comuns a todos os empreendedores.

Custos fiscais são despesas obrigatórias

São as taxas obrigatórias que toda empresa, grande ou pequena, deve pagar ao começar suas atividades. Atualmente, elas são quatro:

– DARE: Documento de Arrecadação de Receitas Estaduais;

– DARF: Documento de Arrecadação de Receitas Federais;

Registro da empresa: que deve ser feito na Junta Comercial do seu estado;

Certificado digital: exigido de empresas que emitem notas fiscais eletrônicas.

É importante lembrar que alguns desses custos podem variar de acordo com o seu tipo de empresa – por isso, lembre-se de conferir todos os documentos e registros necessários para abrir seu negócio.

Regime de tributação também deve ser considerado no cálculo

O regime de tributação dita quais são os impostos que sua empresa deve pagar ao longo do ano. Por isso, é importante escolher o mais adequado ao seu tipo de negócio. Um deles é o Simples Nacional, que apresenta algumas vantagens para pequenos e médios empreendedores. Entretanto, ele traz algumas restrições e, por isso, recomenda-se procurar a ajuda de um contador nesse momento para fazer a melhor escolha – o que reduz custos e garante longevidade ao negócio. Existem ainda as opções de Lucro Presumido e Lucro Real.

Adicione nas contas os custos do registro de marca

Proteger o seu nome também é muito importante – e, por consequência, a imagem da sua empresa. Por isso, é fundamental que você também invista em um registro de marca. Isso reforçará seus direitos sobre a empresa e ainda garante que qualquer uso indevido ou não autorizado da sua marca seja punido.

O registro de marca pode ser feito pelo Instituto Nacional da Propriedade Intelectual (INPI), que cobra algumas taxas para consulta ao banco de marcas registradas, o registro em si e a manutenção dele pelos próximos 10 anos. Você pode conferir todos os valores no site da instituição!

Defina seu capital social e um investimento inicial

Enquanto sua empresa ainda não consegue se sustentar sozinha ou trazer lucros, é importante ter uma quantia guardada para garantir seu funcionamento nesse período. Esse valor se chama capital social, que também deve ser considerado nos custos iniciais de um negócio. No site do SEBRAE, você aprende a definir o valor ideal para você.

Além disso, é importante contar com um investimento inicial, que será destinado para despesas com recursos necessários para sua empresa funcionar. Para estipular um valor, o ideal é mapear a operação do seu novo negócio e avaliar os gastos em diferentes áreas. Para isso, você deve calcular o investimento fixo, investimento pré-operacional e seu capital de giro.

Custos trabalhistas também devem ser considerados

Você terá uma equipe? Se sua empresa precisa de funcionário, também é necessário levar em consideração custos trabalhistas ao começar. Isso inclui salários e o pró-labore, uma quantia que servirá de remuneração mensal para o proprietário. Além disso, é preciso incluir no cálculo o 13º salário e benefícios como vale-alimentação e transporte.

Planejamento financeiro ajuda no mapeamento de despesas

Começar e gerir sua própria empresa envolve uma série de despesas que devem ser mantidas em dia para evitar qualquer problema no futuro. Por isso, o ideal é montar um planejamento financeiro – de preferência, logo no início do negócio. Aproveite esse momento para mapear, além dos custos para abrir o novo empreendimento, os gastos mensais previstos. O SEBRAE traz algumas dicas para começar. Esse cuidado ajudará a manter sua saúde financeira a longo prazo.

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