Celular a seu favor com vários aplicativos para marketing mobile
 

Use o celular a seu favor! Veja estratégias de marketing mobile para se destacar entre os clientes

5 min de leitura

Os celulares já fazem parte da vida das pessoas quase 24h por dia – para 43% dos brasileiros, eles são indissociáveis de suas vidas, segundo a consultoria Oliver Wyman. Isto também afeta o processo de compra: mais do que apenas adquirir, elas querem entender tudo sobre o produto e determinar se ele é ou não é apropriado às suas necessidades.

Seguindo esta tendência, surge o Marketing Mobile, que além de ajudar a atingir o público-alvo em meios em que ele está praticamente o tempo inteiro presente, acaba se tornando essencial para as empresas. Saiba mais sobre essa estratégia!

Celular a seu favor com marketing mobile

O que é o Marketing Mobile?

Segundo a Inteligência em Telecomunicações (Teleco), em outubro de 2019, o Brasil atingiu a marca de 228,3 milhões de telefones celulares. Além disso, de acordo com as conclusões do estudo Global Consumer Insights 2019, elaborado pela PwC, os clientes têm gastado mais e frequentemente pelo celular por ano do que pelo computador. Segundo o mesmo relatório, só que do ano anterior, entre 2014 e 2018 o número de pessoas que compram pela internet subiu de 58% para 65%.

O Marketing Mobile é a forma encontrada por diversos negócios para se aproximar de seus consumidores, estando sempre em contato com o público-alvo de maneira rápida, eficiente e mais barata que o marketing convencional. Boa parte das tecnologias envolvidas são de fácil uso e baixo custo ou até gratuitas, como redes sociais, serviços de SMS e parcerias com aplicativos ativados por geolocalização.

Quais são os benefícios da estratégia?

Ao adotar estratégias efetivas de Marketing Mobile, sua empresa garante que todas as formas de contato sejam facilmente acessíveis. Assim, a ligação daquele futuro cliente passa a estar a um clique de distância. Além disso, você consegue:

  • Atrair consumidores: A criação de campanhas criativas para a divulgação dos seus produtos e serviços atinge um público muito maior com o Marketing Mobile e você consegue até mesmo chegar a outras cidades.
  • Melhorar sua comunicação com o público: Seu cliente, ao menor sinal de dúvidas, pode entrar em contato e ser atendido prontamente.
  • Mensurar de forma simplificada: As plataformas desse tipo de marketing têm ferramentas próprias com métricas para medir a eficiência do serviço prestado. Com isso, o empreendedor tem a facilidade de entender qual é o retorno do investimento em número de vendas e descobrir quais estratégias trazem mais lucro ao seu negócio.

Estratégias de Marketing Mobile para impulsionar o seu negócio

Uma das mais conhecidas e que você nem se dá conta de que usa é a Geolocalização. O recurso do GPS é uma tecnologia que já vem incorporado nos smartphones e se torna mais eficiente a cada ano. Além de suas funcionalidades óbvias, o GPS permite uma melhor segmentação de campanhas e anúncios de acordo com o bairro ou cidade, sendo ótimo para as empresas que tem um endereço físico.

Desta forma, quem não conhece o seu negócio pode encontra-lo facilmente se estiver em busca de lugares próximos ou fazendo uma pesquisa de mercado. Ainda usando uma ferramenta dentro dos smartphones, o Bluetooth Marketing utiliza o compartilhamento de arquivos para divulgação dos serviços e produtos para quem está perto do local. Uma das vantagens desta prática é que ela é totalmente gratuita.

Similar ao E-mail Marketing, o uso de SMS e/ou mensagens do WhatsApp para impulsionar as suas vendas também está crescendo. Ela é uma ótima estratégia para manter um canal de relacionamento com o cliente aberto e ativo. Mas atenção: É importante que a sua lista de contatos tenha dado a permissão para receber estas mensagens.

O uso das redes sociais a seu favor com a criação de campanhas e anúncios já é muito conhecido, mas poucos entendem a importância de se ter um site responsivo e intuitivo. Quando um consumidor em potencial acessa a página da sua empresa, a primeira impressão é a que conta, por isso é muito importante que você invista em um site dinâmico e que se adapte bem a diferentes tamanhos de telas para que o usuário tenha uma boa experiência.

Outra estratégia muito usada é o QR Code Marketing, no qual códigos de barras bidimensionais armazenam dados e as empresas aproveitam para divulgar em mídias físicas ou digitais o seu negócio, aumentando o engajamento de consumidores potenciais. A vantagem para os clientes é conseguir um grande fluxo de informações ao alcance de poucos toques.

Não importa o tamanho do seu negócio, com certeza você quer que ele cresça e prospere. Os smartphones estão nas mãos dos seus futuros clientes e são as melhores plataformas para aproximar você do seu público-alvo desejado. É importante ter em mente que você não seja intrusivo ao adotar estas estratégias.  Afinal de contas, ao mandar mensagens sem permissão, você pode criar uma imagem negativa da sua empresa, além de poder estar se esforçando para atingir um cliente que não tem interesse no seu produto/ serviço.

Diante de tantas possibilidades, que tal aproveitar essa ferramenta poderosa para melhorar os resultados da sua empresa?

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