Reunião de equipe
 

Veja como aumentar a produtividade da sua empresa em 2020 com essas 5 dicas

3 min de leitura

O início do ano é o momento ideal para fazer um balanço dos negócios e estabelecer metas para o próximo. Não é incomum que tornar a empresa mais produtiva apareça nas prioridades de muitos empreendedores! Afinal, aumentar a produção impacta positivamente não só seus resultados, como também  sua equipe, o ambiente de trabalho e o negócio como um todo.

Quer ver sua empresa crescer ainda mais nesse novo ano? Reunimos as melhores dicas para você colocar em prática desde o início de 2020!

1. Invista no treinamento da sua equipe

Um time bem qualificado está alguns passos mais próximo de ser também mais produtivo. Por isso, é importante investir em treinamentos para funcionários – em especial, aqueles de áreas do negócio em que você deseja focar em 2020. Você pode convidar especialistas para um “aulão”, financiar alguns cursos ou até promover uma troca de conhecimentos entre os colaboradores. O novo conteúdo ajudará a trazer novas ideias para melhorar o produto ou serviço final.

2. Conte com a ajuda da tecnologia para organização, comunicação e produção

O digital também é um aliado para aumentar a produtividade de seu negócio em 2020! Aplicativos como o Trello, o One Drive e o Teams têm preços diferenciados em pacotes empresariais. Eles ajudam a dividir tarefas, organizar a produção do dia a dia e manter contato com todos os integrantes da sua equipe. Dessa forma, é possível reduzir entraves e aproveitar o horário de trabalho ao máximo!

3. Reconheça os colaboradores que mais se destacaram no último ano

Atitudes simples, mas que deixam seus funcionários mais motivados e otimistas, são ótimas ideias para que a equipe esteja mais disposta para 2020! A volta para o trabalho é um bom momento para reconhecer os esforços do seu time. Isso pode ser feito de diferentes formas: desde um agradecimento durante um momento de confraternização à distribuição de brindes e outros itens. 

Reunião de equipe ao redor de um quadro

4. Aplicativos ajudam a monitorar e otimizar o tempo gasto em cada tarefa

Entender a fundo como o trabalho está sendo feito também é uma dica importante para aumentar a produtividade de sua empresa em 2020. Analise: quanto tempo cada item do processo levou? Quais foram as principais dificuldades enfrentadas? Haviam distrações no ambiente? No caso de um funcionário externo, o que interferiu em sua jornada?

Hoje existem uma série de aplicativos para acompanhar o desenvolvimento das atividades e até mesmo a rotina dos colaboradores. O Tim Monitor, por exemplo, monitora o uso de dados de internet da equipe, enquanto o Tim Radar 360 é uma ferramenta de geolocalização para localizar funcionários alocados. Essas opções já estão disponíveis para quem já é cliente Tim Empresas, por exemplo.

5. Busque automatizar alguns processos com a Internet das Coisas

A tendência para esse ano é a popularização da Internet das Coisas (IdC ou IoT, na sigla em inglês) dentro das empresas. Essa estratégia combina dispositivos interconectados – computadores, câmeras, máquinas, entre outras possibilidades – para garantir um fluxo de trabalho mais fluido e tranquilo. Além disso, ele economiza tempo de logística e mobilidade, o que se traduzirá em maior produtividade ao longo de 2020.

Você já aplica alguma dessas estratégias no dia a dia do seu negócio? Quais delas você irá adotar em 2020?

Esse artigo foi útil?

Usuários que acharam útil: 3 de 3

Pode ser que você goste...

Simples Nacional: conheça o sistema tributário que incentiva pequenos negócios

Saiba mais sobre o Simples Nacional, regime tributário criado especialmente para ajudar micro e pequenas empresas a crescer

 - 3 min de leitura

Homem usando computador e celular enquanto se serve de uma caneca

Cadastre-se em nossa newsletter
para receber conteúdo exclusivo.